Edir Macedo ganha de Bolsonaro passaporte diplomático

Atualizado em 25 de março de 2022 às 15:04
Governo Bolsonaro concede passaporte diplomático a Edir Macedo e esposa
Bispo da Igreja Universal, Edir Macedo, abençoando Jair Bolsonaro

 

O Ministério das Relações Exteriores do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) concedeu passaportes diplomáticos ao bispo Edir Macedo, proprietário da Rede Record e líder da Igreja Universal do Reino de Deus, e à esposa dele, Ester Eunice Rangel Bezerra. Os documentos têm validade de três anos e apresentam a seguinte justificativa: “participar de atividades religiosas no exterior”.

Em abril de 2019, o casal havia recebido os passaportes, mas logo em seguida a Justiça Federal do Rio de Janeiro suspendeu a emissão dos documentos por considerar que estavam em desacordo com a legislação. Há questionamentos sobre a concessão do documento a religiosos pelo fato de o Brasil ser um Estado laico.

O passaporte diplomático é dado a pessoas que representam o “interesse do país” em missão no exterior. Dá ao portador privilégios, como atendimento preferencial nos postos de imigração e isenção de visto em alguns países. Diferentemente do documento comum, emitido pela própria Polícia Federal, o diplomático é confeccionado diretamente pelo Palácio do Itamaraty.

Leia também:

1- Fechado com bolsonaristas, partido de Edir Macedo libera apoio a Lula

2- Medo da inflação dispara e interrompe recuperação de Bolsonaro, indica pesquisa

3- Lula vence todos e Bolsonaro bate apenas Leite no 2° turno; veja números

Edir Macedo “atende interesse do país”

Jair Bolsonaro e Edir Macedo
Jair Bolsonaro e Edir Macedo

O casal Macedo defende que as atividades de assistência humanitária desempenhadas no exterior atendem aos interesses do Brasil. O bispo apoiou Bolsonaro publicamente na eleição presidencial de 2018.

Em julho de 2021, depois de algumas idas e vindas na concessão do documento, os passaportes foram restabelecidos pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), mas já estavam próximos da perda de validade.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Victor Dias, 23. Jornalista. Trabalha no DCM desde 2020. Amante de esportes, política, degustação de comidas, musculação, filmes e series. Gosta de viajar e jogar tênis nas horas vagas, além de editar vídeos e participar de campeonatos competitivos de FIFA, desde 2017.