Bolsonaro prejudica trabalhadores e favorece banqueiros, diz pesquisa

Atualizado em 13 de dezembro de 2021 às 9:36
Veja Bolsonaro
Bolsonaro. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O governo de Jair Bolsonaro desfavorece os trabalhadores para 51% da população brasileira. Isso vale para as pessoas em situação de extrema pobreza (47%). Ao mesmo tempo, 69% opinam que a atual gestão favorece os grandes empresários e 68% avaliam que beneficia os banqueiros, diz pesquisa segundo o jornalista Chico Alves no UOL.

LEIA MAIS:

1 – Em sistema conta-gotas, Globo demite 2 jornalistas veteranos por mês

2 – Estrela da Globo, Marcos Mion assume posto de Huck em 2022 com o ‘Domingueira’

3 – Hélio Negão diz que teve embolia pulmonar e não “efeito da vacina”, como disse Bolsonaro

Bolsonaro prejudicial

São algumas das conclusões da pesquisa “Conjuntura Política e corrupção financeira”, a primeira do Instituto Conhecimento Liberta (ICL), dirigido pelo economista Eduardo Moreira.

No levantamento foram ouvidas 2.685 pessoas, entre os dias 10 e 26 de novembro. O trabalho foi coordenado pelo sociólogo Jessé Souza, ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Quando questionados sobre os pontos positivos do governo Bolsonaro, 43% dizem não haver nenhum aspecto digno de elogio e 28% citam o combate à corrupção.

Como pontos negativos, os mais mencionados são o fracasso no enfrentamento da pobreza e das desigualdades e o mau desempenho no combate à pandemia, ambos com 44%.

Crise econômica brasileira é reconhecida por 86% da amostra e 90% acreditam que os mais pobres são os principais prejudicados.

Política econômica do governo é muito mal avaliada: para 40% das pessoas ouvidas, a área dirigida por Paulo Guedes não tem nenhum aspecto positivo. Para 27%, a ajuda financeira para a população mais pobre é o ponto a ser elogiado.

De negativo na gestão da economia, os problemas mais citados são custo de vida/política de preços (45%), controle da inflação (43%) e deficiência na geração de empregos (39%).

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.