Apoie o DCM

Em sistema conta-gotas, Globo demite 2 jornalistas veteranos por mês

Logotipo da Globo
Novo logotipo da Globo.
Foto: Reprodução

Em queda livre, a Rede Globo está demitindo, em média, dois jornalistas veteranos por mês. De julho a dezembro de 2021, 12 jornalistas que tinham de 15 a 46 anos na emissora foram desligados. Os dados foram contabilizados pelo site Poder360.

LEIA MAIS:

1 – Líderes do Congresso são os que mais recebem do Orçamento Secreto de Bolsonaro
2 – CNI diz que mulheres têm mais medo de não vacinados e são mais pessimistas na pandemia
3 – Secretário de Justiça pode acessar dados da extradição de Allan dos Santos

O ex-Globo Repórter Francisco José, de 77 anos, foi o jornalista com mais tempo de casa a ser demitido, depois de 46 anos na empresa.

Veja a lista dos demitidos entre julho e dezembro:

Lista de jornalistas demitidos pela Globo
Jornalistas veteranos demitidos da Globo em 2021.
Foto: Reprodução

A demissão em massa na Globo ocorre em esquema de conta-gotas, ou seja, a cada dia um pequeno grupo é posto no olho da rua sob a justificativa de reestruturação interna. Para cortar gastos, a empresa tem escolhido como alvo jornalistas mais experientes.

José Hamilton Ribeiro, de 86 anos, foi mandado embora em 25 de novembro. Ele estava há mais de 40 anos na emissora e passou por programas como Fantástico, Globo Repórter e Globo Rural. Eduardo Faustini, conhecido como “repórter secreto do Fantástico”, foi demitido no mesmo dia, após 26 anos de Globo.

O repórter Alberto Gaspar foi dispensado, na véspera de seu aniversário de 64 anos, da empresa para a qual trabalhou por 39.

Também membro da equipe do Globo Repórter, Isabela Assumpção estava há 41 anos no canal quando foi demitida.

O renomado jornalista Renato Machado, 78, estava na emissora há 39 anos. Ele foi editor-chefe e âncora do Bom Dia Brasil, e colunista do Jornal da Globo.

O repórter Ari Peixoto, correspondente da Globo durante a Primavera Árabe, saiu em outubro de 2021. Ele passou 34 anos na rede de televisão.

Globo demitiu mais de 100 em um dia

Apenas no dia 11 de novembro, mais de 100 pessoas foram demitidas da emissora e, em breve, outras serão desligadas.

Mesmo com a retomada das gravações aquecendo o setor de entretenimento, parece que a Globo não está cumprindo a promessa de manter os empregos de seus funcionários.

Os contratados da emissora carioca estão vivendo um clima de muita instabilidade no set de filmagens da próxima novela das sete, que estreia em 22 de novembro.

70 pessoas faziam parte da cenografia. Outros setores, como figurino e áudio, também sofreram com os cortes.

É claro: a pejotização é uma realidade na Globo, e os rumores entre os diretores é que a antiga ideia de se aposentar dentro do canal já não existe há algum tempo.

A Globo está diminuindo.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.