Bolsonaro quebra silêncio e diz que discutir golpe “não é crime”

Atualizado em 15 de março de 2024 às 15:01
Jair Bolsonaro (PL), ex-presidente. Foto: reprodução

O ex-comandante do Exército Freire Gomes revelou detalhes sobre os possíveis planos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) após a derrota eleitoral em 2022, o que foi confirmado por Bolsonaro em entrevista ao Metrópoles. Em depoimento à Polícia Federal (PF), Gomes afirmou que Bolsonaro apresentou três hipóteses para evitar a posse de Lula, incluindo a implementação de Estado de Defesa, Estado de Sítio e uma Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

Em resposta, Bolsonaro defendeu-se afirmando que “não é crime” discutir o que está previsto na Constituição Federal. Ele sustentou que nenhuma das medidas foi adiante e explicou os procedimentos necessários para sua implementação.

“Sobre o Estado de Defesa e o Estado de Sítio, precisa convocar um conselho com diversos integrantes. Para que fosse implementado, precisaria convocar o conselho, inclusive com presidente da Câmara e do Senado. E não teve nenhum conselho convocado. Aqui não é Hugo Chávez, Maduro. Dados os considerandos, quem dá a palavra final é o Parlamento. Já a Garantia da Lei e da Ordem não se pode fazer do nada. Tem que ter fundamento”, afirmou Bolsonaro.

O ex-presidente Jair Bolsonaro e o general Freire Gomes, ex-comandante do Exército. Foto: Reprodução

Ele também enfatizou que “não é crime falar sobre o que está previsto na Constituição Federal”. “Você pode discutir e debater tudo o que está na Constituição Federal. O que falam em delação, em depoimentos, é problema de quem falou. É uma narrativa idiota [dizer que houve crime]”, afirmou à coluna de Paulo Capelli.

Segundo Igor Gadelha, também do Metrópoles, o ex-presidente teria dito a pessoas próximas que as acusações contra ele reveladas nesta sexta-feira seriam “mais do mesmo”.

Bolsonaro ainda minimizou os depoimentos, afirmando que será a palavra dos militares contra a dele e reiterou que, embora discutidas, nenhuma das medidas foi assinada por ele, dependendo de autorização de outros poderes para serem implementadas.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe do nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link