Bolsonaro quer roubar o mérito sobre piso salarial de professores; entenda

Atualizado em 28 de janeiro de 2022 às 13:31
Foto: Tânia Rêgo/EBC
Foto: Tânia Rêgo/EBC

O presidente Jair Bolsonaro (PL) está tentando se apropriar, após uma tentativa de dar um calote, de um mérito que não é dele em relação ao piso nacional do magistério. O governo fez de tudo para não precisar conceder o reajuste previsto em lei, mas após pressão de professores e de avaliar o alto custo político que sofreria, voltou atrás.

Agora, Bolsonaro tenta se promover em cima do reajuste de 33,24%, que nada mais é que sua obrigação, já que está previsto em lei. O piso do magistério passará de R$ 2.886,24 para R$ 3.845,63.

Leia mais:

1. Eleições: Governadores tentam afastar policiais de Bolsonaro

2. Tutora bolsonarista: Conheça a cientista política condenada por fake news contra Dilma

3. Guantánamo, 20 anos de horror. Por Baltasar Garzón

Bolsonaro chegou a cogitar mudar a lei

O governo federal estudou a possibilidade de editar uma medida provisória (MP) para mudar a Lei 11.738, de 2008, que vincula a correção do piso da categoria à variação do valor por aluno anual previsto no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

A mobilização de professores e professoras da educação pública básica foi liderada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e fez Bolsonaro anunciar, na quinta-feira (27), que cumprirá a lei. No mesmo dia, o Ministério da Educação divulgou nota com a correção salarial.

Além da tentativa de mudar a legislação, o MEC chegou a argumentar que os critérios previstos pela lei que regulamenta o piso não condiziam com as regras do novo Fundeb, que se tornou permanente.

“Não se trata de uma nenhuma generosidade do presidente da República (em dar o reajuste), muito pelo contrário. Houve uma tentativa de golpe e o nome é esse. Ele quis argumentar que, devido ao novo Fundeb, a lei do piso teria perdido a sua vigência. E não é verdade, a lei continua em plena vigência, uma coisa não interfere na outra e por isso ele recuou. Viu que era insustentável manter a decisão e voltou atrás com essa tentativa de ter para ele o mérito, mas é uma enganação”, afirmou Rosilene Correa Lima, secretária de Finanças da CNTE, em entrevista ao Jornal Brasil Atual.

Com informações da Rede Brasil Atual

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link