Destaques

Bolsonaro se irrita com escolha de interino na Petrobras e corre para empossar indicado

Petrobras

O reajuste de 14,26% no diesel e de 5,18% na gasolina na refinaria, anunciado na última sexta-feira, fez com que as declarações contra o executivo escalassem. Um telefonema do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) ao Planalto, ameaças de criação de uma CPI da Petrobras, de investigação sobre gastos e patrimônio da diretoria e de seus parentes e acusações de que era uma liderança “ilegítima”. Tudo isso levou a renuncia de José Mauro Coelho do comando da Petrobras após 67 dias no cargo

A renúncia de Coelho — que já tinha sido demitido em maio, mas aguardava a aprovação do nome indicado pelo governo — permite uma espécie de “via expressa” para a troca no comando, sem a necessidade de convocar uma assembleia de acionistas, o que poderia significar mais de um mês com a empresa sem um titular, o que abre caminho para uma corrida contra o tempo no governo para emplacar o sucessor. E, a partir, daí promover mudanças no Conselho de Administração e na diretoria da empresa

A decisão do conselho de administração da Petrobras foi de nomear Fernando Borges, diretor de Exploração e Produção, como presidente interino da empresa, que levou a irritação de Bolsonaro, pois o Palácio do Planalto queria que o escolhido já fosse Caio Paes de Andrade, o indicado do Ministério de Minas e Energia para substituir José Mauro Coelho — que seria designado como interino e depois efetivado no cargo.

A avaliação é que a indicação de Paes de Andrade já foi comunicada à estatal há quase um mês, tempo suficiente para que a burocracia dirimisse qualquer pendência. O governo trabalha hoje com duas possibilidades para a eleição de Paes de Andrade.

O Comitê de Elegibilidade da Petrobras recebe a documentação para analisar o nome do indicado pelo governo, Caio Paes de Andrade, secretário de Desburocratização do Ministério da Economia. Ele é considerado homem de confiança de Paulo Guedes e tem bom relacionamento com o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida.

Será feita uma análise de antecedentes de integridade e de currículo e capacitação profissional. Quando o nome de Paes de Andrade foi indicado, especialistas criticaram a falta de experiência dele no setor de óleo e gás, o que estaria em desacordo com a Lei das Estatais.

Os documentos serão analisados por uma equipe de cinco pessoas, das quais apenas quatro votam. O quinto só participa se houver empate. Eles têm prazo de até sete dias para votar, de acordo com as regras da estatal. Apesar da pressão do governo e de parte dos integrantes do Conselho de Administração da Petrobras ligada ao presidente Jair Bolsonaro, a previsão é que haja um parecer a partir de quinta-feira.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Jeniffer Andrade

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Jeniffer Andrade

Recent Posts

Três anos depois, os vampiros da pandemia continuam vencendo. Por Moisés Mendes

Faz aniversário neste sábado, 27 de abril, mais um monumento à impunidade dos poderosos de…

50 minutos ago

Entenda o caso da herdeira da Copag desaparecida de condomínio de luxo no Rio

O desaparecimento de Regina Gonçalves, herdeira da Copag, produtora de baralhos, de 88 anos, deixou…

1 hora ago

“Será um inverno longo”, diz Haddad sobre combate à extrema-direita

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, falou sobre o primeiro ano do terceiro mandato do…

1 hora ago

“Prova de vida”: entenda por que o INSS cortou os benefícios de Fernanda Montenegro

O INSS cortou os benefícios de aposentadoria e pensão por morte de Fernanda Montenegro, atriz…

2 horas ago

Inteligência dos EUA exime Putin de culpa pela morte de opositor, diz jornal

O The Wall Street Journal informou do último sábado (27), creditando a fontes anônimas ligadas…

2 horas ago

Daniel Silveira: por 11 0, STF nega a progressão de pena a ex-deputado bolsonarista

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por unanimidade (11 votos a 0) contra o pedido…

3 horas ago