Bolsonaro aposta no Senado para conseguir o impeachment de Alexandre de Moraes

Atualizado em 4 de fevereiro de 2022 às 8:54
A imagem de Alexandre de Moraes e Bolsonaro
JAIR BOLSONARO E ALEXANDRE DE MORAES. FOTOS: EVARISTO SÁ/AFP E ANDRESSA ANHOLETE/AFP

Jair Bolsonaro (PL) traçou uma estratégia para mirar o Judiciário, caso seja reeleito. Ele fez isso com diversos embates colecionados com o Supremo Tribunal Federal (STF) em sua gestão, lembra a Coluna de Bela Megale no Globo.

LEIA MAIS:

1 – Alexadre de Moraes ordena que PF interrogue Weintraub; Saiba quando 
2 – Temer lava as mãos diante de nova crise entre Bolsonaro e Moraes 
3 – Moraes não virá com “brincadeiras” com o Telegram em 2022, diz Elio Gaspari

Bolsonaro versus Alexandre de Moraes

Auxiliares do presidente disseram ao Globo que ele está focado em eleger o maior número de senadores possível, para que tenha apoio em novos embates contra ministros da corte.

O presidente ainda sonha com o impeachment de Alexandre de Moraes, magistrado responsável pelas ações contra ele e seus apoiadores.

No mês de agosto de 2021, no auge da crise com o Judiciário, o presidente apresentou ao presidente da Casa, o senador Rodrigo Pacheco (PSD), um pedido de impeachment do ministro.

Mas a solicitação foi rejeitada por Pacheco. O presidente também havia prometido representar contra o ministro Luís Roberto Barroso, mas não levou a medida adiante.

Aliados bolsonaristas afirmam que o presidente vê o Senado como a única Casa com poder de “ter algum controle” sobre o Supremo dentro das quatro linhas da Constituição.

Somente o Senado pode abrir um processo de afastamento de ministros do STF. Esse fato, porém, nunca aconteceu. Ficou só na ameaça.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link