Bolsonaro está em Nova York “desafiadoramente não vacinado”, diz Washington Post

Atualizado em 20 de setembro de 2021 às 7:11
O presidente Jair Bolsonaro na Assembleia Geral da ONU de 2019, em Nova York, antes da pandemia de Covid-19 - Johannes Eisele/AFP
O presidente Jair Bolsonaro na Assembleia Geral da ONU de 2019, em Nova York, antes da pandemia de Covid-19 – Johannes Eisele/AFP

Para o Washington Post, a ida de Jair Bolsonaro aos Estados Unidos sem estar vacinado é um “desafio”. “Bolsonaro, desafiadoramente não vacinado, testará ‘sistema de honra’ da ONU”, diz matéria do veículo americano. O jornal lembra que eles estão lá usando o “sistema de honra”, que não exige prova de que a autoridade foi vacinada.

Segundo o veículo, “ao passar o crachá para entrar [no evento da ONU], os delegados atestam que estão vacinados”. Lembra, no entanto, que Bolsonaro disse já estar imunizado por ter pego covid-19. Na última quinta (16), ele disse que “está melhor imunizado que todo mundo que tomou [vacina]”.

O presidente ainda não foi imunizado, o que gerou atrito na Assembleia-Geral da ONU desse ano.

Leia também:

1 – Manifestantes protestam contra presidente brasileiro em hotel de Nova York

2 – Presidente entra pela porta dos fundos de hotel em NY para evitar manifestantes e jornalistas

Por falta de vacina, Bolsonaro teve que comer pizza nas ruas de Nova York

Bolsonaro come pizza nas ruas de Nova York
Comitiva brasileira em Nova York janta na rua – Foto: Reprodução/Twitter

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez a comitiva brasileira comer no meio da rua em Nova York neste domingo (19). Como o mandatário não se vacinou contra a covid-19, ele não pode entrar em restaurantes.

Na imagem, Bolsonaro aparece encarando um pedaço de pizza numa cena mais deprimente do que engraçada. Ao lado do presidente, o ministro do Turismo, Gilson Machado, aparece com a cueca por cima da camisa – o que chamou a atenção de internautas.

A cidade de Nova York foi a primeira dos Estados Unidos a criar um passaporte sanitário.

Em agosto de 2021, o prefeito democrata Bill de Blasio determinou que seria exigido um certificado de vacinação para entrada em restaurantes, academias e locais de entretenimento.

Ele anunciou que um dispositivo, denominado “Key to NYC pass”, exigiria a imunização de funcionários e clientes”.

O prefeito ainda especificou que é necessária “pelo menos uma dose” de vacina para participar dessas atividades.