Bolsonaro volta a atacar urnas e diz que “resultado final do TSE apontou para outra direção”

Atualizado em 30 de junho de 2023 às 23:10
Ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a criticar nesta sexta-feira (30) os resultados das eleições de 2022. O ex-chefe do Executivo, que tentava a reeleição, disse que “claramente” teve o “dobro de apoio” em relação as eleições de 2018, ano em que se elegeu. Com informações do Metrópoles.

A declaração ocorreu após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidir tornar o ex-presidente inelegível por oito anos.

O ex-mandatário foi condenado, com o placar de 5 a 2, pelos ataques que fez ao sistema eleitoral brasileiro durante reunião com embaixadores, em julho do ano passado, no Palácio da Alvorada. A Corte Eleitoral entendeu que houve abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

Bolsonaro estava em Belo Horizonte (MG) e chegou a Brasília nesta noite. A chegada foi discreta, em um portão de desembarque diferente do comercial.

“Fiquei sentido com as eleições do ano passado, sim. Claramente, tive o dobro de apoio que tive em 2018, mas o resultado final do TSE apontou para outra direção. Agora, é página virada o que aconteceu”, disse o ex-mandatário a jornalistas.

Bolsonaro ainda criticou as investigações referentes às eleições de 2018. “A chave, se quiserem resolver o problema, é o inquérito de novembro de 2018, que está aberto até hoje, depois do TSE abrir as portas para tudo para a Polícia Federal”.

“Rosa Weber [presidente do Supremo Tribunal Federal] queria apurar possíveis fraudes de 2018. Se houvesse fraude, quem fraudou? Quem ganhou, seria eu. Por que, 10 dias depois, o inquérito parou?”, questionou.

Bolsonaro também mencionou a sua “importância” para a direita brasileira, que, segundo ele, era “amórfica”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link