Destaques

BolsoZema: será que o governador não está muito parecido com o presidente?

Governador se encontrou, há uma semana, com o ministro da Economia Paulo Guedes / Pedro Gontijo / Imprensa MG

PUBLICADO NO BRASIL DE FATO

POR RAFAELLA DOTTA

Para avaliar um governo, é preciso olhar onde está colocando dinheiro. Em Minas Gerais, o governador Romeu Zema foi eleito para ser o “novo”, porém, se aproxima cada vez mais de Jair Bolsonaro e da “velha” política, conforme avaliam especialistas e suas atitudes. O presidente do Partido Novo, João Amoêdo, afirma que Bolsonaro está com os dias contados, mas o próprio Zema diz que se aproxima do bolsonarismo justamente na economia.

Duas regras: privatizações e PPPs

Segundo o doutor em ciências políticas e professor da PUC Minas Malco Camargos, existem duas bases que orientam o governo de Romeu Zema e de Bolsonaro: as privatizações e o investimento em parcerias público privadas (PPPs). O que significa que o governo vai cuidar cada vez menos de serviços públicos como saúde, educação e previdência, entregando esses setores a empresas.

Na área das privatizações os dois políticos seguem lado a lado. Em Minas, Romeu Zema faz suas tentativas para vender a Codemig, a empresa estatal dona da maior jazida de nióbio do mundo, e aceitou privatizar também a Cemig e a Copasa. Em nível federal, Jair Bolsonaro pretende vender diversas empresas estatais, entre elas a Petrobras, Correios, Eletrobras, Caixa Econômica e também a CBTU, dona do metrô de Belo Horizonte.

E não acabou. O professor Malco adiciona mais um ponto semelhante na economia de Zema e Bolsonaro: a defesa das reformas que diminuem direitos dos cidadãos, como a da Previdência. Em 29 de novembro, em visita de Jair Bolsonaro a Minas Gerais, Romeu Zema fez questão de declarar: “Vamos manter o diálogo e lutar para conseguir as reformas de que tanto precisamos para retomar o nosso crescimento”.

Mas por que eles querem vender tudo? O professor Malco explica que os dois políticos tentam construir um Estado mais eficiente, baseado no neoliberalismo, em que tudo é controlado por empresas. “Eles dizem que esse é um modelo de transição e que o resultado virá no futuro, com um governo mais eficiente. Mas o que o cidadão brasileiro e mineiro viveu esse ano é o de precarização de serviços públicos e não de melhora”, conclui Malco.

Menos educação

A deputada federal Margarida Salomão (PT) alerta para a aproximação de Zema e Bolsonaro no ataque à educação. Romeu Zema limitou recursos para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), para a Universidade Estadual de Minas Gerais (Uegm), em setembro fez uma reorganização de turmas em 200 escolas, que na verdade diminuiu turmas, e realiza a rematrícula nas escolas estaduais que pode resultar em menos alunos inscritos.

As atitudes de Zema lembram o que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, fez com os institutos federais. Em abril, o ministro de Bolsonaro anunciou que 30% da verba dos institutos iria ser retida pelo governo federal. Depois de protestos nas ruas, o governo “devolveu” os R$ 1,5 bilhão para a educação.

Para Margarida Salomão, o governo Zema encerra o ano como uma “enorme decepção”. “Ficou claro que a experiência de um empresário não é coisa que possa ser aproveitada diretamente. A falta de traquejo político do governador levou a uma espécie de paralisia na gestão”, analisa.

Mais polícia

Se o governo não vai dar mais educação, nem saúde, nem aposentadoria, nem vai gerenciar a energia, a água e o petróleo… o que ele vai fazer? De acordo com José Luiz Quadros, constitucionalista e professor de direito da UFMG, lá atrás, no século XVIII, os estados neoliberais foram pensados para garantir a proteção da propriedade privada e a soberania do país. O que quer dizer que, para proteger os bens das pessoas o governo investe em polícia e para proteger as fronteiras investe nas forças armadas.

“Os liberais não entendem que educação, moradia, saúde são direitos das pessoas. Eles pensam assim: a pessoa trabalha e paga sua educação. Se não tiver dinheiro é porque é um incompetente”, afirma José Luiz Quadros. O professor ainda questiona: “A quem a polícia protege? O homem branco que tem grandes propriedades. É muito marcante: nos bairros pobres a polícia põe medo, nos bairros ricos ela significa segurança”.

Governador escorrega quando fala de democracia

O governador Romeu Zema não se afirma como um radical de direita, mas algumas de suas declarações contrariam a própria democracia. “Se de 1964 a 1985 tivemos aqui um regime que alguns chamam de militar, de ditadura, não vem ao caso, eu diria que de 1988, quando a Constituição foi promulgada, até 2018 tivemos algo que chamo de democracia irresponsável”. Para Zema, o maior período em que no Brasil existiram eleições, e que foi governado por direita, esquerda e centro, foi uma “democracia irresponsável”.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Os estudantes presos e os farsantes de uma democracia disfuncional. Por Moisés Mendes

Joe Biden é o mais republicano dos democratas. As circunstâncias o levaram a ficar diante…

5 horas ago

Consumidor paga mil vezes menos por joia de ouro com diamantes de marca de luxo

Rogelio Villarreal, um cirurgião residente no estado de Tamaulipas, no México, ficou surpreso ao deparar-se…

6 horas ago

De origem judia, candidata à presidência dos EUA é presa em ato pró-Palestina

Jill Stein, candidata nas eleições presidenciais do EUA pelo Partido Verde, foi detida no último…

6 horas ago

Casas Bahia renegocia dívida com bancos e CEO comemora: “Bastante satisfeitos”

O grupo Casas Bahia anunciou ao público neste domingo (28) a conclusão de um acordo…

7 horas ago

Atos pró-Palestina em universidades dos EUA levam mais de 200 à prisão

  Mais de 200 manifestantes foram detidos no sábado (27), nas universidades Northeastern, Arizona, Indiana…

8 horas ago

Brasil espera taxação de super-rico enquanto Congresso vive farra do lobby. Por Sakamoto

Por Leonardo Sakamoto É boa notícia que a proposta do governo Lula de regulamentação da primeira etapa…

8 horas ago