No Chile, Boric acaba com ordem de Piñera que militarizou áreas indígenas

Atualizado em 27 de março de 2022 às 20:39
No Chile, Boric acaba com ordem de Piñera que militarizou áreas indígenas. Foto do presidente, de máscara, ao lado de uma liderança mapuche.
Sunscretário do interior diz que a decisão “não implica que o governo não tenha preocupação”. Foto: Reprodução

O presidente do Chile, Gabriel Boric, acabou com uma ordem do ex-presidente Sebastián Piñera que militarizou a área indígena Mapuche. Os soldados deixaram a região neste domingo (27), localizada no Sul do Chile, fonte de diversas manifestações dos povos nativos, que reivindicam o território.

As províncias de La Aaucanía e Biobío, distantes cerca de 600km ao sul da capital do país, Santiago, foram militarizadas por ordem do ex-presidente de direita, após um crescimento no número de conflitos entre grupos clandestinos de empresas florestais, proprietários de terras reivindicadas pelos Mapuche e o grupo indígena.

Leia mais:

1 – Boric critica Bolsonaro, mas quer boa relação com o Brasil

2 – Gabriel Boric saúda estátua de Allende e promete novo governo do povo no Chile; assista

3 – Presidente mais jovem da história, Gabriel Boric assume governo do Chile

Governo de Boric não renovou a medida

A medida foi ratificada 10 vezes pelo Congresso chileno, mas teve sua renovação barrada pelo novo governo, que tomou posse no dia 11 de março. A nova gestão quer estabelecer o diálogo para alcançar a paz na região, que concentra um significativo número de comunidades indígenas pertencentes à etnia Mapuche, o maior grupo étnico do Chile.

O subsecretário do Interior, Manuel Monsalve, disse que o fim da militarização “não implica que o governo não tenha preocupação e não tenha a tarefa de garantir a segurança de todos os cidadãos do Chile”.

“Uma série de medidas foram tomadas para fortalecer as capacidades da polícia para realizar um trabalho tão importante em uma democracia”, acrescentou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link