Boric nomeia neta de Allende para a Defesa no Chile

14 dos 24 futuros ministros são mulheres. Perfil é progressista, com comunistas, socialistas e independentes

Atualizado em 21 de janeiro de 2022 às 16:46
Boric e neta de Allende
Foto: Reprodução/Twitter

O presidente eleito do Chile, Gabriel Boric, eleito em dezembro, anunciou nesta sexta-feira (21) o seu ministério, de perfil progressista (socialistas, comunistas e independentes) e maioria feminina. De 24 integrantes do primeiro escalão, 14 (58%) são mulheres. A posse está marcada para 11 de março. O próprio ex-deputado apresentou os escolhidos em suas redes sociais, prometendo um governo “cidadão” e de “portas abertas” ao povo.

A deputada Maya Fernández, por exemplo, futura ministra da Defesa Nacional, é neta de Salvador Allende, presidente socialista deposto no golpe de 1973. Bióloga e veterinária, ela já presidiu a Câmara e se apresenta como feminista.

Além dela, a advogada Antonia Urrejola Noguera será a ministra de Relações Exteriores. Até dezembro, ela integrava a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH). Já foi assessora do secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) de 2006 a 2011.

Na pasta das Culturas, Artes e Patrimônio estará Julieta Brodsky, antropóloga social e cultural da Universidade de Granada (Espanha). É diretora do Observatório de Políticas Culturais (OPC) desde 2011 e pesquisadora em áreas relacionadas a direitos dos trabalhadores e políticas públicas.

Leia também:

1- Em busca do “velho” PSDB, Lula se encontra com Aloysio Nunes

2- Queiroz ataca ex-assessor que denunciou rachadinha dos Bolsonaros

3- Bolsonaro chega em cerimônia de despedida de sua mãe

Ambiente, Agricultura, Saúde, Trabalho

Maisa Rojas Corradi será ministra do Meio Ambiente. Física de formação, ela é diretora do Centro de Ciência do Clima e Resiliência, além da coordenadora do Comitê Científico de Mudança Climática. Já a Agricultura ficará sob responsabilidade do jornalista, cientista político e historiador Esteban Manuel Valenzuela Van Treek, também assessor sindical.

O Ministério da Saúde ficará com uma egressa da área pública, María Begoña Yarza Saez. Médica cirurgiã, ela é especializada em Saúde Pública na Universidad Pompeu Fabra, de Barcelona (Espanha). No Trabalho, a advogada e administradora pública Jeannette Alejandra Jara Román, ex-dirigente sindical.

À frente do Ministério da Economia, Fomento e Turismo estará um socialista: o professor Nicolás Grau, da Universidade do Chile. E na Secretaria de Governo a deputada comunista Camilla Vallejo, originária do movimento estudantil.

(Texto originalmente publicado em CUT)

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.