Intenção de voto de Boulos e Haddad é igual a soma de 4 candidatos da direita em SP

Atualizado em 4 de setembro de 2021 às 8:15
Boulos e Hddad se cumprimentam em evento
Guilherme e Haddad vão disputar quem vai para o 2o turno

O campo progressista começa a sonhar com algo que parecia impossível: vencer o PSDB em São Paulo, estado que o partido governa desde 1995.

Uma pesquisa divulgada nesta semana pelo instituto IPESPE sustenta o otimismo: juntos, Guilherme Boulos (PSOL) e Fernando Haddad (PT) pela primeira vez empatam pau a pau com os representantes do campo da direita na disputa pelo governo do Estado.

Haddad aparece com 19% e Guilherme com 14%. Juntos, somam 33% das intenções de voto, apenas um atrás da soma de Geraldo Alckmin, 23%,Tarcísio Gomes, 5% e Weintraub e Rodrigo Garcia, ambos com 3%.

A indecisão de Geraldo contribui para aumentar o clima de otimismo no PT e no PSOL.

O DCM apurou que tanto Guilherme Boulos quanto Haddad estão convictos de que devem entrar na disputa – no plano nacional, o PSOL já optou, em função da conjuntura necessária, apoiar o ex-presidente Lula.

Alckmin andante solitário

Ciro Gomes e Carlos Lupi em reunião do PDT
Ciro e Lupi podem ser tudo menos amadores

Subiu no telhado o romance de Geraldo Alckmin e Ciro Gomes. Motivo: nenhum dos 2 aceita se movimentar para selar a união.

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, em vídeoconferência com vereadores nesta semana confirmou que o partido tenta atrair o ex-governador de São Paulo para a sigla com objetivo de lançar sua candidatura em 2022.

Leia também:

1. Fragilidade de Alckmin abre espaço para o campo progressista em SP

2. Polícia fecha fábrica que vendia artigos nazistas em SC

Lideranças políticas convenceram Lupi de que a união com Alckmin seria a oportunidade de Ciro ter ‘palanque’ no estado.

O presidente nacional do PDT, porém, determinou um ponto de inflexão nas tratativas: quer que Alckmin se filie ao partido, garantindo que não aceita uma coligação na qual a candidatura presidencial pendure na de governador.

Aí está o dilema. Geraldo propõe a parceria desde que escolha outro partido e receba o aliado na coligação, a exemplo do que está acontecendo entre PT e PSOL no plano nacional.

Ciro e Lupi podem ser acusados de tudo menos de burros. São profissionais da política. Já imaginou Ciro indo fazer coligação com o PSL caso Geraldo opte pelo seu plano número 1 que é se abraçar com a patota do MBL?

Noves fora, a real é que Geraldo continua carta fora do baralho. Tem medo de sair do PSDB e, andante solitário na vida pública, não tem para onde ir.