Destaques

Boulos rebate Sâmia sobre PSOL no governo Lula: “Não estaremos ao lado dos bolsonaristas”

O presidente eleito Lula (PT) e o coordenador do MTST e deputado Guilherme Boulos (PSOL)
Foto: Reprodução

O coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) e deputado eleito por SP Guilherme Boulos (PSOL) rebateu a declaração da deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL) de que o PSOL já se reuniu em maioria para não compor o novo governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não é verdadeira.

“É uma opinião dela”, disse Boulos, que foi o deputado mais votado em São Paulo em outubro, com 1 milhão de votos. O coordenador do MTST defende que o partido seja parte íntegra da base do futuro governo de Lula.

“Defendo que a sigla participe do novo governo para ajudar a superar o pesadelo do radicalismo bolsonarista”.

No próximo sábado (17), o Diretório Nacional do PSOL irá se reunir para decidir qual será o seu papel no governo do petista. A discussão deve ser acirrada. “Eu defendo que o PSOL integre a base de apoio ao Lula. O governo será de frente ampla, e nós temos que disputar internamente espaços para puxar a agenda do país para a esquerda”, continuou.

O deputado eleito ainda disse que o partido poderá participar do novo governo “sem perder a sua autonomia”.

“O PSOL ajudará Lula a reconstruir o Brasil. Defendo que o partido participe do novo governo, sem perder sua autonomia, para ajudar a superar o pesadelo bolsonarista, além de contribuir para puxar a agenda do país para a esquerda”, enfatizou Boulos.

O presidente nacional do partido, Juliano Medeiros, disse que não acredita que a legenda deverá virar as costas para Lula.

“O PSOL reunirá seu Diretório Nacional no próximo dia 17. Até lá teremos muitos debates sobre as tarefas do partido a partir de 1º de janeiro. Estou certo de que o @psol50 não virará as costas para Lula e para o governo que ajudou a eleger. Vamos ajudar a reconstruir o Brasil!”, comentou em seu perfil do Twitter.

Por outro lado, o grupo de Sâmia já foi derrotado em uma situação semelhante, quando defendeu que o partido não deveria fazer aliança eleitoral com Lula. Caso a previsão da parlamentar se confirmar, o PSOL optará por abrir mão de cargos no governo federal e não deverá compor a gestão Lula.

“A gente quer ter liberdade para se posicionar como o PSOL sempre se posicionou, como a ala à esquerda no Congresso Nacional, e vocalizar pautas que a gente sabe que ninguém vai pautar”, disse a deputada, falando sobre a maioria na legenda ser favorável à tese de independência do partido.

Sâmia também comentou sobre a sensação de “dever cumprido” e o orgulho por liderar uma bancada que serviu de vitrine para a militância psolista durante as eleições: “O PSOL foi muito bem. Ampliou a sua bancada, cresceu em referência, soube apoiar o Lula, mas sempre mostrando a sua cara própria. E eu acho que a nossa liderança foi parte importante disso. A sensação é de dever cumprido. De que eu fiz o que era possível e impossível”.

Segundo Sâmia, os deputados federais Talíria Petrone (RJ), Glauber Braga (RJ) e Fernanda Melchionna (RS), e a vereadora e deputada federal eleita Erika Hilton (SP) são favoráveis a independência do PSOL.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Kaique Moraes

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Kaique Moraes

Recent Posts

Grupo Prerrogativas mobiliza ação para o RS e pretende arrecadar R$ 1 milhão

O grupo Prerrogativas, formado por juristas, advogados, defensores públicos e professores de direito, está organizando…

36 minutos ago

Tragédia no RS: enchentes forçam reconstrução de cidades gaúchas em outros lugares

As recentes enchentes no Rio Grande do Sul forçaram uma mudança drástica na reconstrução de…

57 minutos ago

Alvo da PF, Pablo Marçal usou jatinho minúsculo para levar “doações” ao RS

O coach bolsonarista Pablo Marçal utilizou um jatinho particular minúsculo para transportar doações às vítimas…

1 hora ago

FAB vê dificuldade logística para entregar doações no RS

A Força Aérea Brasileira (FAB) identificou uma série de desafios logísticos na distribuição de doações…

2 horas ago

PF encontra pista sobre motivação do assassinato de Marielle no celular de Brazão

Um print encontrado no celular de Domingos Brazão é considerado pela Polícia Federal (PF) e…

3 horas ago

A catástrofe no RS, os saqueadores, o cavalo no telhado e as ratazanas. Por Moisés Mendes

Um homem pegou uma picareta e, para acabar com o barulho que o incomodava, destruiu…

4 horas ago