Bragança (SP) inaugura estátua de poeta negro e, infelizmente, pai de Sérgio Camargo

Atualizado em 2 de maio de 2022 às 18:18
Bragança inaugura estátua de poeta negro
Oswaldo de Camargo
Foto: Reprodução

A prefeitura de Bragança Paulista inaugurou no sábado (30) uma estátua em homenagem ao poeta Oswaldo de Camargo.

Um dos maiores nomes de uma literatura negra brasileira, ativista da causa, ele é também pai de Sérgio Camargo, ex-presidente da Fundação Palmares, dado a declarações racistas e uma das figuras mais abjetas do bolsonarismo.

A escultura ficará na praça e retrata o escritor sentado em um banco, com seu livro em mãos. A estátua, confeccionado em bronze, tem aproximadamente 1,70m e foi feita por Adélio Sarro Sobrinho, pintor, desenhista, escultor e muralista brasileiro.

“Surge um grande desafio para mim! Em meus 50 anos de carreira eternizar uma pessoa tão ilustre, um grande poeta! O querido Oswaldo de Camargo, filho de Bragança Paulista, que com seu talento nato enriquece nossa cultura e entra para o rol dos grandes escritores brasileiros. Quando o conheci em sua residência vi nele uma pessoa serena e alegre, isto me ajudou muito, porque desta energia tive a certeza de que faria um bom trabalho. Para mim foi um caminhar de emoções a cada detalhe modelado, e a surpresa veio ao terminar e ver ali a imagem de Oswaldo de Camargo transferida para o bronze. Minha eterna gratidão pela oportunidade, muito obrigado”, disse o artista Adélio Sarro à prefeitura da cidade.

Além da estátua, a inauguração contou com apresentação do grupo Zé da Gente, que tocou clássicos do samba.

“Sérgio é meu segundo filho, fez jornalismo na PUC, trabalhou na rádio Eldorado, teve cargo de chefia na Agência Estado. Nunca tive atritos com ele. Apenas uma coisa: Sérgio está usando, a seu modo, e conforme o que ele acha a melhor escolha, a sua liberdade. Seu caminho não é o meu. Pai sempre será pai; filho, filho. Houve amigos que me deram solidariedade, vendo-me atingido pelo rumo do Sérgio”, já disse Owaldo.

“Com tudo isso, ele me respeita muito; indiquei leituras a ele. Apenas há a distância de ideias, um valor bastante fundo. Muito notado, no meu caso, por eu ser alguém que desde os 19 anos está embrenhado, sem interrupção, com a questão negra em São Paulo, erguendo e divulgando valores que têm norteado muitas gerações de afro-brasileiros”.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link