Brasil de Bolsonaro: 3 em cada 10 famílias passam fome no país, diz estudo

Atualizado em 14 de setembro de 2022 às 6:57
 Jair Bolsonaro (PL). Foto: Reprodução

O estudo da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (PENSSAN), divulgado nesta quarta-feira (14), mostra que três em cada dez famílias brasileiras enfrentam algum nível de falta de alimentos e passam fome.

O conceito de insegurança alimentar foi dividido pelo estudo em três níveis: leve- quando há preocupação ou incerteza se vai conseguir alimentos no futuro; Moderada- quando há uma redução concreta da quantidade de alimentos e o padrão saudável de alimentação é rompido por falta de comida; Grave- quando a família sente fome e não come por falta de dinheiro.

Ainda segundo a PENSSAN, a maior proporção de famílias nessa situação está nas regiões Norte e Nordeste do país. Com informações do G1.

Apesar de proporcionalmente atingir mais as regiões Norte e Nordeste, a maior concentração de pessoas que passam fome em números absolutos está no Sudeste, região mais populosa do país. Os dados são puxados principalmente por São Paulo, com 6,8 milhões de pessoas nessa situação, e pelo Rio de Janeiro, com 2,7 milhões.

O problema se agravou após a pandemia, com queda na renda das famílias e aumento do custo de vida. Além da fome, o Brasil ainda desperdiça mais de 27 milhões de toneladas de alimentos por ano, sendo que 80% desse desperdício acontecem no processo de produção, manuseio, transporte e nas centrais de abastecimento.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link