“Brasil de volta aos trilhos”: Lula, em 150 dias, se encontrou com mais chefes de governo do que Bolsonaro em 4 anos

Atualizado em 23 de maio de 2023 às 9:56
Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e primeira-dama, Janja Lula da Silva, desembarcam em Hiroshima, no Japão, para reunião do G7. (Foto: Ricardo Stuckert)

Ao término de seus primeiros 150 dias de governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá se encontrado com mais chefes de governo do que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em seus quatro anos no Palácio do Planalto.

Lula já se reuniu com 30 presidentes ou primeiros-ministros, contando os oito que encontrou na cúpula do G7, em Hiroshima, Japão, na última semana.

Já no caso de Bolsonaro, ele teve 31 encontros ao longo de todo o seu mandato, quantia que será ultrapassada quando seu sucessor receber no próximo dia 30, representantes de toda a América do Sul para um retiro em Brasília, tudo isso em menos de 5 meses.

Lula tem mantido uma agenda extensa de viagens: em cinco meses, passou por nove países em cinco continentes, repetindo sempre que “o Brasil voltou”. Foi aos Estados Unidos e à China se reunir com os principais parceiros comerciais brasileiros, conseguiu que americanos e britânicos se comprometessem com doações para o Fundo Amazônia e buscou reconstruir os laços com os vizinhos ao escolher a Argentina e o encontro da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) como destino inaugural.

Outro ponto-chave da política externa que o petista almeja empregar é voltado na criação da proposta de um clube de nações para negociar um possível acordo de paz na guerra da Ucrânia e Rússia.

O contraste entre as agendas internacionais de Lula e Bolsonaro devem aumentar ainda mais. No horizonte, há a cúpula sul-americana no fim de maio. Em julho, há uma cúpula na Bélgica entre os membros da União Europeia e da Celac, para o qual o petista foi convidado. No mesmo mês, haverá também em Durban a reunião deste ano dos Brics. A intenção é visitar outras nações do continente.

As medidas e decisões de instaurar uma maior política diplomática para o Brasil não ficarão apenas no âmbito de grandes nações distantes, Lula também busca reforçar os laços regionais, levando o Brasil de volta para a Celac e para a União de Nações da América do Sul (Unasul). Para isso, ele já se encontrou com quase todos os vizinhos e já recebeu inclusive o recém-eleito presidente paraguaio, Santiago Peña, em Brasília.

Lula e Santiago Peña, presidente do Paraguai. (Foto: Reprodução)

O aceno do petista também é forte para os organismos multilaterais, defendendo com frequência a necessidade de uma reforma no sistema de governança global e das instituições financeiras internacionais.

Durante sua reunião com o G7, ele se encontrou com o secretário-geral da ONU, António Guterres, e a diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, afim de mediar possíveis acordos de mudanças no cenário socio econômico global.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link