Brasil de Bolsonaro e Guedes já tem 12 milhões de jovens que nem trabalham nem estudam

Atualizado em 3 de janeiro de 2022 às 7:50
Guedes e Bolsonaro
Foto: Reprodução

O grupo de pessoas que nem estuda nem trabalha, de acordo com a consultoria IDados, até o segundo trimestre de 2021 representa 30% dos jovens até 29 anos. Essa informação foi divulgada pelo jornal O Estado de S.Paulo. É o Brasil de Bolsonaro e Guedes.

LEIA MAIS:

1 – VÍDEO: Claudia Leitte não apoia e ignora coro de “Fora Bolsonaro” em show

2 – Tacla Duran ironiza Moro e Dallagnol: “Cumpridores da lei de Gerson”

3 – Pela segunda vez, governador do Rio, Cláudio Castro, testa positivo para Covid

Brasil de quem nem estuda e nem trabalha

O montante, de acordo com a consultoria, é de 12,3 milhões de pessoas.

Essa cifra que supera a população da Bélgica.

Número de nem-nem teve um salto durante a pandemia, em 2020. Em 2021, os números recuaram um pouco, mas continuam acima do nível pré-covid.

São quase 800 mil pessoas a mais ante o primeiro semestre de 2019 – quando o grupo representava 27,9% dos jovens até 29 anos.

O problema é que desde 2012 o número está em crescimento. Naquela época, os nem-nem eram 25% da faixa etária (ou 10 milhões).

A cada ano, novos estudantes se formam e não conseguem ser absorvidos no mercado, o que cria um bolsão de nem-nem. Sem emprego nem renda, eles não conseguem estudar e muitos param no meio do caminho.

Mesmo para quem já conseguiu emprego, a crise é um problema, porque pune primeiro os mais jovens, que têm menos experiência e recebem menos.

Empresas preferem garantir a permanência dos profissionais especializados e de difícil contratação. Sem contar que os mais jovens representam um custo menor na rescisão.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link