Brasil repudia ataques a Israel e determina reunião do Conselho de Segurança da ONU

Atualizado em 7 de outubro de 2023 às 11:19
Visão geral da reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas, em Nova York
Visão geral da reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas, em Nova York — Foto: Ed Jones / AFP

O governo brasileiro anunciou sua intenção de convocar uma reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) em resposta à atual crise na região palestina. A informação foi divulgada pelo colunista Jamil Chade, do UOL.

O Brasil exerce a presidência do Conselho de Segurança durante o mês de outubro, o que lhe confere a responsabilidade de determinar a agenda do órgão em consulta com os demais membros. Diplomatas indicaram que a reunião pode ocorrer ainda neste sábado devido à gravidade da situação.

Israel sofreu um bombardeio e foi atacado por homens armados neste sábado (7). O movimento islâmico Hamas reivindicou a autoria do ataque, que deixou pelo menos 22 pessoas mortas, além de mais de 500 feridos, segundo a mídia local. Cerca de 5 mil foguetes foram lançados da Faixa de Gaza.

Em um comunicado emitido pelo Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), o governo brasileiro condenou veementemente os recentes bombardeios e ataques terrestres direcionados a Israel a partir da Faixa de Gaza. O Brasil expressou suas condolências às famílias das vítimas e solidariedade ao povo israelense.

Nos últimos quatro anos, durante o governo Bolsonaro, o Brasil abandonou sua tradicional postura de apoio aos palestinos e adotou uma posição mais alinhada a Israel nas votações da ONU. No entanto, na nota publicada neste sábado, o governo brasileiro enfatizou a importância da segurança para ambos os lados do conflito.

Fumaça em prédios de Gaza após ataque de Israel na região, em resposta à ofensiva do Hamas Mohammed Salem. Foto: Reuters

O comunicado ressaltou que “não há justificativa para o recurso à violência, especialmente contra civis”, e instou todas as partes envolvidas a demonstrarem máxima contenção para evitar uma escalada da situação. Até o momento, não há informações sobre vítimas entre a comunidade brasileira em Israel e na Palestina.

“O Brasil lamenta que em 2023, ano do 30º aniversário dos Acordos de Paz de Oslo, se observe deterioração grave e crescente da situação securitária entre Israel e Palestina. Na qualidade de Presidente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, o Brasil convocará reunião de emergência do órgão”, anunciou.

O governo brasileiro ainda usou a nota para “reitera seu compromisso com a solução de dois Estados, com Palestina e Israel convivendo em paz e segurança, dentro de fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas”.

Veja vídeos: 

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link