Brasil se torna 9ª maior economia do mundo após alta de 2,9% do PIB

Atualizado em 1 de março de 2024 às 14:59
Cédulas de Real. Foto: Reprodução

O Brasil subiu duas posições no ranking de maiores economias do mundo, passando da 11ª posição em 2022 para a 9ª, após alta de 2,9% no PIB (Produto Interno Bruto) em 2023. Segundo a agência de classificação de risco Austin Rating, o país ultrapassou as economias do Canadá e da Rússia após o resultado positivo.

Os cálculos da agência levam em consideração estimativas feitas pelo FMI (Fundo Monetário Internacional). Os Estados Unidos lideram o ranking e, na sequência, aparecem China, Alemanha, Japão, Índia, Reino Unido, França, Itália, Brasil e Canadá. A Rússia deixou o ranking dos 10 mais ricos, caindo para a 11ª posição.

A Austin Rating ainda aponta que o Brasil está em 14ª lugar no ranking de melhor desempenho de crescimento do PIB no ano de 2023. As melhores pontuações são da Mongólia (7,1%), Índia (6,7%), Irã (6,4%), Malta (5,6%), Filipinas (5,6%), China (5,2%), Indonésia (5,0%), Vietnã (5,0%), Turquia (4,5%) e Islândia (4,2%).

Os Estados Unidos tiveram um crescimento de 2,5%, enquanto a economia da Alemanha recuou 0,3% e o Japão registrou alta de 1,9%.

Fachada do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Foto: Divulgação

Nesta sexta (1), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou o resultado do crescimento econômico acumulado do país em 2023. Segundo a instituição, o PIB permaneceu estável em relação aos três meses anteriores.

O resultado foi influenciado positivamente pelo desempenho do setor agropecuário e impulsionado por medidas do governo como a transferência de recursos por meio do Bolsa Família. O PIB encerrou o ano com um desempenho superior às projeções iniciais dos analistas, que projetavam um crescimento de apenas 0,8% acumulado.

As projeções para 2024 estimam uma desaceleração da atividade econômica, com um avanço de 1,75% para o PIB no ano. O mercado financeiro, que esperava inicialmente um crescimento de 1,52%, tem revisado as expectativas recentemente.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link