Brasil vai resgatar argentinos, uruguaios, paraguaios e bolivianos de Israel

Atualizado em 18 de outubro de 2023 às 17:15
Brasileiros embarcam em avião da FAB em Israel. Foto: reprodução

O Itamaraty anunciou nesta quarta-feira (18) que nove países da América Latina buscaram assistência do Brasil para resgatar seus cidadãos em Israel. Os primeiros resgatados com ajuda dos aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) devem ser bolivianos, paraguaios, argentinos e uruguaios.

“Apesar da prioridade concedida aos cidadãos brasileiros, estamos planejando transportar quinze estrangeiros no último voo desta primeira fase, permitindo que retornem aos seus respectivos países a partir daqui”, declarou Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores.

Com um voo programado para a noite desta quarta-feira, o governo brasileiro está prestes a concluir a primeira fase da “Operação Voltando em Paz” com um total de 1.137 brasileiros repatriados desde o início do conflito no Oriente Médio, em 7 de outubro.

Enquanto isso, o Itamaraty está negociando o resgate de aproximadamente trinta cidadãos em Gaza, aguardando autorização para atravessar a fronteira com o Egito. “Estamos muito próximos de concluir a operação”, afirmou o ministro da Defesa, José Múcio.

Mantimentos de ajuda humanitária enviada à Gaza em avião da FAB. Foto: reprodução

Mais cedo, um avião da FAB chegou até a região da fronteira para levar mantimentos como 300 quilos de remédios e 40 purificadores de água para ajudar a população palestina. No entanto, a aeronave precisou se deslocar até Cairo, capital do país africano, para aguardar a passagem dos brasileiros pela fronteira.

“Estamos todos muito satisfeitos com a chegada da ajuda humanitária do Governo Federal ao Egito, para posterior envio à Faixa de Gaza. A operação logística foi um sucesso, graças ao empenho decidido e coordenado do Itamaraty e da Força Área Brasileira”, declarou o embaixador do Brasil no Egito, Paulino Franco de Carvalho Neto.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link