Destaques

Brasileirão tem dezenas de casos de covid-19, e retorno do futebol é criticado. Por Felipe Mascari

CSA e Guarani entraram em campo pela Série B do torneio nacional. Um dia antes da partida, time de Alagoas anunciou que oito jogadores testaram positivo para covid-19. Foto: Augusto Oliveira/Ascom CSA

Publicado originalmente no site da Rede Brasil Atual (RBA)

POR FELIPE MASCARI

O campeonato brasileiro de futebol voltou no último final de semana, mas com inúmeros problemas em função da pandemia do novo coronavírus. Dezenas de atletas testaram positivo para a covid-19 e partidas do Brasileirão foram adiadas.

Os casos mais recentes levantaram o debate sobre a volta precoce do esporte, diante dos 101 mil mortos pela doença e da falta de controle sobre a disseminação do vírus. Levantamento feito pelo site Globo Esporte mostra que, desde o retorno do futebol profissional, em junho, ao menos 151 jogadores dos clubes da série A, a principal divisão, testaram positivo para covid-19.

O jornalista Chico Garcia, da TV Bandeirantes, afirma que os adiamentos das partidas são o retrato da gravidade da situação sanitária do país. “O adiamento do jogo entre Goiás x São Paulo foi um suco de Brasil, com irresponsabilidade, desorganização, bagunça, desgaste. Só um reflexo de como o país trata essa pandemia”, disse, nas redes sociais.

Estreia sem jogo

O São Paulo viajou até Goiânia e entrou em campo, no último domingo (9), mas não houve jogo. Horas antes da partida, dos 26 exames realizados em jogadores do Goiás, 10 testaram positivo para o novo coronavírus, sendo oito titulares.

Avisado momentos antes da partida, o clube do Centro-Oeste tentou o adiamento e não obteve posicionamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A suspensão foi determinada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), faltando poucos minutos para o início do jogo.

O jornalista Ubiratan Leal, da ESPN e Central3, criticou a falta de ações para barrar o confronto. “Só de existir uma discussão sobre a realização do jogo já foi uma vergonha. Deixar isso para 10 minutos antes do pontapé inicial é surreal. Era para ser adiamento automático, e o protocolo deveria prever isso. Sem conversa.”

O também jornalista Walter Falceta publicou um texto no qual chama a atenção para a possibilidade de aumento de contágios caso a partida ocorresse. “Como cerca de 250 pessoas são mobilizadas direta ou indiretamente para um jogo desses, todos poderia ter sido infectados caso o jogo tivesse ocorrido. Se pensarmos nas famílias desses profissionais, mil pessoas teriam corrido o risco de contrair a doença”, alertou.

Divisões inferiores

Ainda no mesmo domingo, Imperatriz (MA) e Treze (PB), um dos jogos da primeira rodada da série C do Brasileirão, também foi adiado. A decisão foi tomada após 12 dos 19 jogadores relacionados pelo time maranhense terem testado positivo.

Novamente, a decisão foi tomada apenas momentos antes do horário marcado para partida, que ocorreria em Campina Grande. A justificativa para o adiamento é de que não haveria tempo hábil para substituir os jogadores, sem levar em consideração o contato que outros atletas já tiveram contato com os infectados.

“O Imperatriz se deslocou até Campina Grande. A delegação foi de ônibus até Belém, de lá um voo para João Pessoa, com conexão em São Paulo e deslocamento terrestre até Campina Grande. No teste, 12 atletas com covid. Quantas pessoas foram expostas?”, questionou o advogado Diogo Cabral, da Sociedade Maranhense de Defesa dos Direitos Humanos.

Por outro lado, no sábado (8), CSA e Guarani entraram em campo pela série B do torneio nacional. O time de Alagoas anunciou na noite da sexta (7) que oito jogadores haviam testado positivo para covid-19 e iniciado o período de isolamento. A partida foi mantida pela CBF.

O jornalista esportivo Fernando Graziani lamentou a postura da Confederação ao não considerar a possibilidade de transmissão do vírus entre atletas. “Ficou claro para a CBF: se for possível substituir contaminados, não importa o número. Prioridade é o calendário. CSA com oito atletas com Covid, deu tempo de substituir, então teve jogo com o Guarani. Como não deu tempo de substituir, jogos de Goiás e Imperatriz foram adiados.”

O tamanho da irresponsabilidade foi constatado na manhã desta terça-feira (11). Exames realizados pelo CSA revelaram que mais 9 atletas foram contaminados, totalizando 18 jogadores em menos de uma semana. Com apenas nove jogadores aptos a entrar em campo, a partida do clube alagoano contra a Chapecoense, válida pela segunda rodada, foi adiada.

Outros casos de jogadores contaminados foram registrados na série C, mas sem a suspensão da partida. O Ypiranga, do Rio Grande do Sul, foi a Santa Catarina para enfrentar o Brusque. Cinco atletas estavam contaminados. Já o Vila Nova, de Goiás, enfrentou o Manaus. Durante a viagem, o clube descobriu que também tinha um contaminado no grupo. Todos foram isolados e as partidas ocorreram sem os atletas infectados.

Protocolo falho

A CBF anunciou ontem alterações no protocolo de testagem das competições nacionais. Entre as mudanças, está o aumento do número de testes realizados pelos participantes da competição.

“Todos os jogadores dos elencos dos clubes, inscritos na competição correspondente, serão testados a cada rodada, com 72 horas de antecedência a cada partida, independente de estarem ou não relacionados para o jogo”, disse a entidade, em nota.

Apesar do protocolo adotado pela CBF, jogadores não estão seguros. O zagueiro Breno Calixto, do Treze, protestou nas redes sociais contra a exposição. “Você faz todo o protocolo, se tranca num hotel, perde o Dia dos Pais e no final não tem jogo. E o pior, já pensou se nós jogamos contra os caras com 12 positivos? A merda que ia ser? Todo mundo infectado, e nossas famílias depois? Que desorganização no nosso país, é na política, é no futebol, é em todo lugar mesmo”, publicou no Twitter.

O atacante Mateus Fernandes, do Manaus, também fez críticas nas redes sociais. “Lamentável planejamento da CBF. E olha que estamos falando da entidade maior do nosso futebol. Precisa de um pouco mais de organização, pois não é um pênalti perdido ou um acesso que não veio, mas estamos falando de vidas em risco, que uma vez ceifada, não terá segunda chance.”

Walter Falceta acrescenta, no texto, que o retorno do futebol, em tempos de pandemia, “revela irresponsabilidade de autoridades e leviandade dos torcedores”. “Não apenas naturaliza a tragédia, encampando a tese da gripezinha, como efetivamente coloca em risco a saúde dos profissionais e da saúde. O futebol deveria ser rito civilizatório e não roleta russa da barbárie.”

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

‘Se não reagirmos, em 15 anos não haverá mais democracia no mundo’, diz pesquisador

João Cezar de Castro Rocha tem um trabalho árduo que ele mesmo se impôs: frequentar…

59 minutos ago

Tarcísio pula abertura de feira de agronegócio para acompanhar ato de Bolsonaro em Ribeirão Preto

Os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União),…

2 horas ago

Aniversário de 79 anos da morte de Mussolini tem homenagens facistas

O 79º aniversário da morte de Benito Mussolini e sua amante, Claretta Petacci, foi celebrado…

3 horas ago

Quem é Andressa Mendonça, ex-mulher que ameaça ‘contar podres’ de senador bolsonarista

Andressa Mendonça, ex-mulher do senador Wilder Morais, ganhou destaque neste domingo (28) ao ameaçar expor…

4 horas ago

Ex-mulher de senador Wilder Morais ameaça contar podres se bolsonarista não abrir carteira

Ex-mulher do senador Wilder Morais (GO), Andressa Mendonça ameaçou expor os podres do bolsonarista caso…

5 horas ago

Madonna de cidadã honorária do Rio é o cúmulo da viralatice. Por Nathalí

Por Nathalí Dessa vez a síndrome de vira-lata foi longe demais: a câmara de vereadores…

5 horas ago