Brasileiros alojados em Gaza aguardam autorização para entrar no Egito

Atualizado em 14 de outubro de 2023 às 9:51
Brasileiros alojados em escola católica de Gaza aguardam aval para entrar no Egito. Foto: Reprodução

Um grupo de cidadãos brasileiros está aguardando, neste sábado (14), a autorização para deixar a cidade de Khan Younes, localizada no sul da Faixa de Gaza. O governo federal do Brasil providenciou um ônibus para transportar o grupo até a fronteira com o Egito, onde aguardam a abertura da passagem de Rafah para entrada no país africano.

Por volta do meio-dia, horário local em Gaza, cerca de 19 brasileiros já haviam colocado suas malas no ônibus em preparação para a viagem. No entanto, ainda não receberam a aprovação necessária para prosseguir. As informações foram divulgadas pelo Metrópoles.

Devido à falta de segurança para atravessar até o Egito, os brasileiros foram acomodados em uma residência na cidade de Khan Younes, ao sul da Faixa de Gaza. Até as 14h (8h no Brasil), ainda não havia confirmação sobre a liberação para continuar a jornada. O grupo é composto por 19 brasileiros, incluindo 11 crianças, cinco mulheres e três homens.

O embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, destacou que o percurso até a fronteira egípcia é relativamente curto e deve levar cerca de duas horas. “Comunicamos à Defesa de Israel sobre o nosso ônibus: trajeto, placa, lista de passageiros. Tudo para evitar que ele seja bombardeado e para que possa fazer esse trajeto em segurança”, enfatizou.

Brasileiros alojados em escola católica de Gaza começam a embarcar em ônibus do governo brasileiro
Brasileiros alojados em escola católica de Gaza começam a embarcar em ônibus do governo brasileiro — Foto: Divulgação

Inicialmente, o plano era que o ônibus já tivesse partido em direção a Rafah, no Egito. No entanto, devido ao fechamento temporário da fronteira por parte de Israel, o plano foi adiado. O embaixador explicou que, devido a essas condições adversas, a decisão foi tomada para transferir os brasileiros da escola para a cidade de Khan Younes, considerada um local mais seguro que Gaza. Uma família local irá abrigar o grupo.

Atualmente, não há um prazo definido para a partida do ônibus em direção ao Egito. Ao todo, 28 pessoas, incluindo 22 brasileiros, três imigrantes palestinos e três parentes palestinos, solicitaram a saída da região utilizando o ônibus.

Neste mesmo sábado, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, anunciou que o Egito concordou em receber os brasileiros interessados em deixar a Faixa de Gaza. Ele acrescentou que a população confinada na região sairá pela passagem de Rafah, localizada na fronteira sul da Faixa de Gaza com o Egito.

“Propusemos que os brasileiros saíssem e fossem levados a um aeroporto, em uma localidade muito próxima da fronteira, onde um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) estará esperando”, disse Vieira, em entrevista coletiva a jornalistas após reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU).

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link