Câmara dos EUA aprova US$ 61 bilhões em ajuda à Ucrânia

Atualizado em 20 de abril de 2024 às 17:36
Rússia invadiu massivamente a Ucrânia. Foto: Stringer/REUTERS

Após meses de bloqueio dos republicanos e de intensos apelos de Kiev, a Câmara dos Representantes dos Estado Unidos aprovou neste sábado (20/04) um pacote de ajuda à Ucrânia no valor de 61 bilhões de dólares para sua defesa dos invasores russos.

O projeto aprovado com o respaldo de republicanos e democratas é resultado de meses de negociações e pressões de aliados dos EUA. Foram 311 votos bipartidários a favor e 112 contra, em uma sessão em que os democratas aplaudiram e levaram bandeiras ucranianas.

O pacote segue agora para aprovação no Senado, o que deve ocorrer na terça-feira e é dado como certo, já que os democratas detém a maioria apertada na casa. O presidente Joe Biden já afirmou que assinará o projeto assim que ele for aprovado pelo Senado.

Volodimir Zelenski ao lado de Joe Biden. Foto: Divulgação

O presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, comemorou a notícias e disse que a ajuda “salvará milhares e milhares de vidas”.

“Esperamos que (os) projetos de lei sejam apoiados no Senado e enviados à mesa do presidente [Joe] Biden. Obrigado, América!”, disse.

O chefe da Otan, Jens Stoltenberg, também saudou a notícia.

“A Ucrânia está utilizando as armas fornecidas pelos Aliados da Otan para destruir as capacidades de combate russas. Isto torna todos nós mais seguros, na Europa e na América do Norte”, escreveu Stoltenberg na rede social X.

Também na sessão deste sábado, a Câmara dos Representantes aprovou um pacote de 26 bilhões de dólares para Israel, incluindo 9,1 bilhões em ajuda humanitária, e 8,12 bilhões de dólares para a defesa do Indo-Pacífico, em especial de Taiwan.

Originalmente publicado no Deutsche Welle
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link