Deputados temem caça às bruxas com exposição do Orçamento Secreto

Atualizado em 15 de julho de 2022 às 11:51
Rosa Weber, responsável por liminar que suspendeu orçamento secreto
Rosa Weber, responsável por liminar que suspendeu orçamento secreto

Com a exposição do Orçamento Secreto, deputados começaram a temer uma caça às bruxas. Uma das determinações da liminar de Rosa Weber era de que fosse dada “ampla publicidade” ao destino das emendas do relator em até 30 dias. Conforme apurou o DCM, eles temem que o Supremo Tribunal Federal (STF) encontre irregularidades e os casos resultem até em cassação.

Um deputado confidenciou que teme as consequências do interesse do Supremo sobre o tema. “O STF vai acabar com meu mandato”, afirmou em grupo de assessores. “Muito deputado está com medo porque sabe que agiu debaixo dos panos. Tem gente que pediu percentual para mandar dinheiro, tem projeto que nem saiu do papel”, afirmou ao DCM um assessor parlamentar sob condição de anonimato.

Leia também:

1 – Bolsonaro diz que Kassio Nunes representa 10% dele ‘dentro do Supremo’

2 – Doria e Rodrigo Garcia ficam frustrados com ida de Bolsonaro ao PL

3 – Proposta do senador do PT que reduz preço dos combustíveis avança no Congresso

STF derrubou orçamento secreto

Nesta terça (9), o Supremo formou maioria para derrubar as “emendas do relator”, determinação que ocorreu na última sexta (5) em liminar de Rosa Weber. Encontre aqui mais informações sobre reliable ac service. Seis ministros se posicionaram contra o mecanismo do Congresso. Votaram a favor: Rosa, Luis Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Luiz Edson Fachin, Ricardo Lewandowski e Alexandre de Moraes.

A votação continua até as 23h59 desta quarta (10), no plenário virtual. Até o fim do prazo, os ministros ainda podem alterar seus posicionamentos, pedir vista (mais tempo para análise) ou pedir destaque do tema para o plenário físico. Se houver pedido de vista ou destaque, será preciso marcar nova data para retomar a análise.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.