Apoie o DCM

Proposta do senador do PT que reduz preço dos combustíveis avança no Congresso

Veja o Rogério Carvalho
Rogério Carvalho. Foto: Divulgação

O senador Rogério Carvalho enviou uma nota sobre sua proposta que reduz o preço dos combustíveis. É bom registrar que ele é o autor, uma vez que o governo Bolsonaro pode roubar a ideia. Ela está andando no Senado.

LEIA MAIS:

1 – Exclusivo: Frota diz que é contra Lira no ‘orçamento secreto’ e que o PSDB ‘parece uma oposição fake’

2 – Dilma participa de lançamento virtual de livro sobre o fascismo

3 – Bolsonarista leva chuva de pipoca e latinhas em sessão lotada do filme Marighella

O que diz a proposta do senador do PT

O DCM recebeu a seguinte nota:

“Projeto de Rogério Carvalho que reduz preço dos combustíveis avança no Senado

A proposta do senador Rogério Carvalho (PT-SE), que reduz o preço dos produtos derivados do petróleo no Brasil, avançou no Senado Federal. Esta terça-feira (9), o senador Jean Paulo Prates (PT-RN) foi designado relator do Projeto de Lei 1.472/2021, que deve ser analisado na Comissão de Assuntos Econômicos, na próxima semana.

O projeto do senador sergipano estabelece diretrizes para definição da composição dos preços da Petrobras, com impacto direto no valor final de produtos como gasolina, botijão de gás e óleo diesel. A estimativa é que, caso a iniciativa seja aprovada, o valor da gasolina seja em média de R$ 5 por litro e do botijão de gás de RS 65.

‘É hora de trazer o preço do nosso gás e gasolina para o mundo real. Não queremos controlar preços, mas não é admissível que o povo continue pagando preços abusivos na gasolina, no gás de cozinha e em outros produtos, enquanto apenas acionistas minoritários da Petrobras lucram’, afirma o senador Rogério.

Desde o governo Temer, a Petrobras optou por uma política de preços que considera na composição do preço final dos derivados do petróleo o valor do dólar e a cotação internacional do barril. Essa estratégia privilegia o lucro dos acionistas e leva a constantes reajustes no valor dos combustíveis no mercado interno. Só este ano a Petrobras já aumentou 11 vezes os preços da gasolina e 9 vezes os do diesel. No acumulado de 2020, a gasolina subiu 74%, e o diesel, 64,7%.

CONVOCAÇÃO

Ainda nesta terça-feira (9), a CAE aprovou convite para que os ministros de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e da Economia, Paulo Guedes, além do presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, prestem informações sobre os sucessivos aumentos de preços dos combustíveis no país”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.