Exclusivo: Frota diz que é contra Lira no ‘orçamento secreto’ e que o PSDB ‘parece uma oposição fake’

Atualizado em 9 de novembro de 2021 às 16:29
Veja o Alexandre Frota
Alexandre Frota. Foto: Reprodução/Twitter

Em uma decisão monocrática, a ministra Rosa Weber paralisou o chamado “orçamento secreto” do governo Bolsonaro, o “tratoraço” de emendas parlamentares que mantém o Centrão fiel com o presidente. Um dos críticos dos aliados de Arthur Lira, o deputado Alexandre Frota do PSDB está se posicionando abertamente contra essa situação e comentou a postura do STF.

LEIA MAIS:

1 – Exclusivo: Em mensagens, Dallagnol combinou com procuradores como pressionar juízes e promotores

2 – Exclusivo: Dallagnol escreveu parte da delação de Barusco e incluiu PT por “fins políticos”

3 – Exclusivo: mensagens mostram que Lava Jato montou anteprojeto ilegal que beneficiaria Deltan e atentaria contra o MP

Frota fala de Lira, do STF e do PSDB

O DCM procurou o deputado e fez as seguintes perguntas:

1 – Você acredita que Lira e Pacheco vão conseguir reverter a decisão de Rosa Weber que paralisou o chamado ‘orçamento paralelo’?

2 – Acredita que o STF tem sua razão em questionar o Centrão e, por tabela o Bolsonaro? Por quê?

3 – Bolsonaro perde força se essa paralisação do ‘orçamento paralelo’ se manter?

4 – E como lidar com o Centrão e essa base de apoio em uma “corrupção institucional”?

Alexandre Frota respondeu o seguinte:

“Já vi de tudo em Brasília, dentro do Congresso. Tudo é possível. Depende como pode se configurar as conversas. Eu gostaria imensamente que o Lira e o Pacheco não interferissem nesta situação. Eu espero que eles não consigam reverter. Apesar que o Lira já conseguiu uma audiência particular com o presidente do STF. Mas eu parabenizo a ministra Rosa Weber, que paralisou o chamado Orçamento Secreto.

Essa compra de votos vergonhosa elaborada pelo Centrão e pela gangue do Bolsonaro. Isto tem que ficar claro e mostrado para o povo brasileiro. Para que as pessoas saibam quem é quem dentro daquele Congresso. Porque as pessoas nos atacam e criticam, esses ideológicos metidos a intelectuais políticos, mas tem que ver quem é que está na lista.

Meu nome não está na lista, porque não aceito vender meu voto. Sou um cara coeso, verdadeiro e autêntico. E falar a verdade neste país incomoda muita gente”.

“O STF tem razão em questionar o Centrão e, por tabela, o Bolsonaro. Isso é praticamente institucionalizar a propina. Essa pouca vergonha de comprar votos e decisões. Os deputados que colocam suas digitais estão fazendo um desserviço ao povo brasileiro. Estão traindo aqueles que eles prometeram um dia lutar, que é o povo brasileiro. O povo dos seus estados. Não pode ser assim, não deveria estar acontecendo isso.

Infelizmente é assim o sistema. Mas isso é uma vergonha. Isso tem que ficar muito claro. O Bolsonaro derretendo e ele querendo reverter isso em compra de votos. Porque é isso que essa ação faz. Nós não podemos dar uma carta para o seu Arthur Lira de R$ 91 bilhões para serem gastos emendas extras.

Que não tem rastro para onde vai, com quem vai e o que serão feitas com essas emendas. E é um absurdo. Esse dinheiro tinha que ser revertido para Educação, Saúde, no combate à fome. O país voltou ao mapa da fome depois de tantos anos. O povo brasileiro tem fome, não tem emprego. A miséria tá batendo na porta das pessoas.

Esse dinheiro tá sendo gasto com deputados e deputadas que vergonhosamente votam naquilo que não acreditam. Apenas querem satisfazer o Bolsonaro”.

“É óbvio que o Bolsonaro perde força com a paralisação do Orçamento Secreto. Hoje ele vive de comprar decisões e votos. Ele colocou o Arthur Lira naquela cadeira porque comprou aquela cadeira.

Porque nos dois primeiros anos, o Bolsonaro não teve controle da Câmara com o Rodrigo Maia e ele precisava ter. Ele sabe da importância de ter o Lira na cadeira, sentado em 140 impeachment. Lembrando que só 12 são meus. O Arthur Lira não vai sair de cima destes pedidos, porque o Centrão, PL e PP, são os que mais se beneficiam de todas essas transações. Indicações de cargos, emendas… É a casa da mãe Joana, essa é a verdade.

Chega a ser nojento esse mar de lama que se instalou no Congresso Nacional. Sou completamente contra. Sou completamente contra quase de todas as ações de Bolsonaro e Lira. É jogar contra o Brasil. Não vejo eles se mexerem para estender a mão e olhar para o povo brasileiro”.

“Eu faço meu trabalho. Eu combato, vou pra cima, eu falo, mostro e explico. Estou no grupo de deputados que não compactuam com essa situação. É difícil.

Dentro do PSDB, nós tivemos 22 votos a favor. O PSDB me parece ser uma oposição fake. Quer ser oposição, mas não consegue devido ao seu líder Rodrigo de Castro e outros deputados.

Que ideologicamente compactuam com Bolsonaro. E quem compactua com Bolsonaro está nadando na contramão. Está dando murro em ponta de faca. Está indo contra as leis. Está cuspindo na Constituição.

Está enaltecendo a mentira. Está apoiando os desmandos deste governo. É isso que eu penso. Por isso em 2022 nós temos que estar unidos para tirar esse sujeito do poder”.

Ouça os áudios de Frota ao DCM.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.