Caetano Veloso se encontra com Pacheco e faz pedido sobre meio ambiente

Atualizado em 9 de março de 2022 às 21:09
Caetano Veloso se encontra com Pacheco e faz pedido sobre meio ambiente. Cantor está de máscara e olha para o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.
Documento diz que o Congresso tem “a responsabilidade de impedir mudanças legislativas irreversíveis. Foto: Cristiano Mariz / O Globo

O cantor e compositor Caetano Veloso se reuniu nesta quarta-feira (9) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e fez um pedido sobre meio ambiente. Em um documento, artistas solicitaram ao Poder Legislativo “responsabilidade de impedir mudanças legislativas irreversíveis”. Os projetos que tramitam no Congresso propõem facilitações para aumentar o desmatamento, o garimpo e o uso indiscriminado de agrotóxicos.

As propostas põem em risco a soberania de territórios indígenas no Brasil, que podem ficar em uma situação ainda mais vulnerável. No discurso de Caetano, feito ao entregar o manifesto, o artista diz que “O Senado tem o poder e a responsabilidade de impedir mudanças legislativas irreversíveis”.

“O país vive hoje sua maior encruzilhada ambiental desde a democratização. O desmatamento na Amazônia saiu do controle. As proteções sociais e ambientais construídas nos últimos 40 anos vêm sendo solapadas. A nossa credibilidade internacional está arrasada. O prejuízo é de todos nós. Uma serie de projetos de lei, ora em pauta neste Congresso Nacional”, declarou o artista.

Leia mais:

1 – Ato em Brasília convocado por Caetano Veloso reúne artistas e manifestantes

 

2 – Caetano Veloso abraça causa para barrar ‘PL do veneno’

 

3 – Entenda o processo de Olavo de Carvalho que morreu devendo milhões a Caetano Veloso

Caetano reforçou o papel dos artistas na defesa da causa ambiental

“Como parte da sociedade civil, os artistas, em grande numero, decidiram vir até esta Casa, juntamente com membros de entidades não governamentais e especialistas em questões climáticas, para expressar sua desaprovação a esses projetos”, iniciou o músico no discurso.

Caetano ainda disse que “A razão porque um compositor de canções dirige a palavra a vossas excelências é a notável identificação que os artistas têm com o tema do meio ambiente. Muitos artistas, que não se veem agindo por motivação explicitamente política, se reconhecem na causa ambiental”.

Daniela Mercury, Nando Reis, Seu Jorge a atriz Mariana Ximenes também integraram o grupo reunido hoje.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link