Caiado e Tarcísio agem contra a Constituição, diz jornalista Kennedy Alencar

Atualizado em 20 de março de 2024 às 21:21
Kennedy Alencar, Ronaldo Caiado, Benjamin Netanyahu e Tarcísio de Freitas. Foto: Reprodução

O jornalista Kennedy Alencar recorreu às redes sociais para expressar críticas à visita dos governadores bolsonaristas Ronaldo Caiado, de Goiás, e Tarcísio de Freitas, de São Paulo, a Israel, onde se reuniram com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

De acordo com suas declarações, a visita dos governadores é uma forma de demonstrar apoio à guerra genocida conduzida por Israel na Faixa de Gaza, a qual resultou na morte de dezenas de milhares de palestinos e na destruição do enclave sitiado.  Confira o que o jornalista falou em seu X:

O artigo 84 da Constituição Federal prevê, no inciso 7, que “compete privativamente ao Presidente da República” a atribuição de “manter relações com Estados estrangeiros e acreditar seus representantes diplomáticos”.

O artigo 21 diz que “compete à União” a tarefa de “manter relações com Estados estrangeiros e participar de organizações internacionais”.

Logo, os governadores Ronaldo Caiado (União Brasil) e Tarcísio de Freitas (Republicanos) agem contra o que estabelece a Constituição brasileira. Para piorar, manifestam apoio a um governo de extrema direita que promove um genocídio em Gaza.

Tampouco podem se dizer representantes do povo brasileiro para falar em pedido de desculpa por declarações do presidente Lula. Não têm atribuição legal para isso.

A imprensa brasileira, que criticou duramente a condenação correta de Lula a Netanyahu, normaliza a visita dos governadores ao genocida israelense, que tem assassinado mulheres e crianças em Gaza. Convém lembrar que Lula condenou, de imediato, o ataque terrorista do Hamas a Israel.

Mas há que se reconhecer uma coerência dos governadores bolsonaristas, a de apoiar o Genocida daqui e o de lá. “Tarcísio e Caiado não deixaram de capitalizar em cima da crise”, relata o jornal “O Globo”. A crise, segundo o “O Globo”, foi a declaração de Lula que comparou o massacre de palestinos à ordem de Hitler para matar judeus.

O Estado de Israel promove um genocídio em Gaza. Caiado e Tarcísio foram a Israel hipotecar apoio ao massacre de um povo. Essa é a notícia. No entanto, é justo reconhecer a coerência de um jornal especialista em normalizar a extrema direita e apoiar golpes, como os de 1964 e 2016.

Confira o vídeo Caiado e Tarcísio com o primeiro-ministro de Israel:

Originalmente publicado no X do Kennedy Alencar
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link