Destaques

Câmara convoca ministro para falar sobre corrupção no MEC

Ministro é convocado para falar sobre corrupção no MEC
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

A comissão da Câmara dos Deputados convocou o ministro da Educação, Victor Godoy, nesta quarta-feira (29), para falar sobre tráfico de influência e corrupção na liberação de recursos no MEC, investigados na operação Acesso Pago da Polícia Federal.

O requerimento, de autoria do deputado Ivan Valente (PSOL-SP), foi aprovado em votação simbólica. Ainda não há data para o comparecimento, mas a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle tem 30 dias para marcar. Por ser uma convocação, o ministro é obrigado a comparecer.

A PF prendeu e fez busca e apreensão nos endereços do ex-ministro Milton Ribeiro e dos pastores mencionados em irregularidades na liberação de verbas do MEC.

Ivan Valente justificou no pedido de convocação do atual ministro dizendo que, após a saída de Ribeiro, o cargo foi assumido por Godoy, que atuava como secretário-executivo da pasta desde julho de 2020.

Godoy é pessoa de confiança de Milton Ribeiro e, “apesar de negar ter conhecimento dos assuntos que eram tratados entre o ex-ministro e os pastores, já esteve com os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura em eventos do MEC”, disse o deputado.

Com a análise de documentos, depoimentos e um relatório da CGU foram mapeados indícios de crimes na liberação de verbas do FNDE. O caso teve início em março, quando um áudio, revelado pela Folha de S.Paulo, mostrou o ex-ministro Milton Ribeiro afirmando que priorizava pedidos dos amigos de um dos pastores a pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL).

No mandado de prisão de Ribeiro, o juiz Renato Borelli, da 15ª Vara Federal em Brasília, listou os crimes que podem ter sido cometidos pelo ex-ministro: corrupção passiva, prevaricação, advocacia administrativa e tráfico de influência.

Ribeiro foi preso no último dia 22 e solto no dia seguinte por decisão do juiz federal Ney Bello, do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região).

Uma interceptação telefônica da PF sugere que o ex-ministro sabia que seria alvo de busca e apreensão após uma conversa com Bolsonaro. Em ligação com a filha, o ex-ministro afirma que o presidente teria dito estar com “pressentimento” de que iriam atingi-lo por meio da investigação contra Ribeiro.

O delegado da Polícia Federal, Bruno Calandrini, responsável pelo pedido de prisão, disse, em mensagens enviadas a colegas, que a investigação foi “prejudicada” por tratamento diferenciado dado pela polícia ao ex-ministro de Bolsonaro.

No texto, o delegado agradece o empenho dos participantes na operação, mas diz não ter “autonomia investigativa para conduzir o inquérito deste caso com independência e segurança institucional”.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Beatriz Castro

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Beatriz Castro

Recent Posts

VÍDEO – Alvo de chacota: como foi ‘carreata fantasma’ de Bolsonaro em Acaraju

A passagem de Jair Bolsonaro em Acaraju, Sergipe, viralizou de forma negativa nas redes sociais.…

3 horas ago

Sobrinho de socialite acusa suposto marido de roubar joias, tapetes persas e obras de arte

A socialite Regina Gonçalves, de 88 anos, voltou ao seu apartamento no Edifício Chopin, em…

4 horas ago

Pousadas da empresa dona da pensão que pegou fogo em Porto Alegre têm cheiro forte e lixo pelo local

O incêndio que resultou na morte de 10 pessoas na madrugada de sexta-feira (26) em…

5 horas ago

Membros do STF, STJ e PGR emendam feriado em viagem à Europa

Uma comitiva formada pelos ministros Dias Toffoli e Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF),…

5 horas ago

DCM Ao Meio-Dia: Vocalista do Molejo morre aos 51 anos; aliados de Bolsonaro querem lançar Michelle à Presidência

AO VIVO. Prof. Viaro e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias. Entrevista com a…

5 horas ago

VÍDEO – Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano: “Prazer revê-la”

Neste sábado (27), o Papa Francisco recebeu a ex-presidente do Brasil e atual presidente do…

6 horas ago