Câmara se recusa a expor quem assinou pedido de impeachment contra Lula

Atualizado em 29 de fevereiro de 2024 às 14:05
O presidente Lula e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Foto: Evaristo Sá/AFP

A Câmara dos Deputados tem escondido a lista de deputados federais que assinaram o pedido de impeachment, feito por Carla Zambelli (PL-SP), contra o presidente Lula. A Secretaria-Geral da Mesa da Casa Legislativa se recusou a fornecer a lista oficial dos parlamentares signatários do documento.

Segundo a Folha de S.Paulo, a Câmara tem se recusado a fornecer a informação e pedido para que seja formalizado uma solicitação via Lei de Acesso à Informação (LAI). A própria lei estabelece, no entanto, que pessoas ou instituições interessadas nesse tipo de informação podem pode solicitá-la “por qualquer meio legítimo”.

A deputada bolsonarista tem chefiado uma iniciativa para coletar assinaturas para o pedido de impeachment contra o presidente por declaração em que compara os ataques israelenses contra Gaza ao Holocausto. Segundo Zambelli, o documento tem 140 assinaturas.

A deputada Carla Zambelli (PL-SP) é autora do pedido de impeachment contra o presidente. Foto: Michel Jesus/Agência Câmara

Ela diz que a maioria dos signatários é do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas cita assinaturas de membros do União Brasil, PSD, PP, MDB e Republicanos, que fazem parte da base do governo Lula. A Câmara afirmou, na semana passada, que o pedido tem 139 assinaturas, mas não divulgou os nomes dos signatários.

O governo afirmou nos bastidores que os parlamentares que fazem parte da base do governo e assinaram o documento sofrerão consequências. A ideia é diminuir a verba distribuída a eles e demitir pessoas indicadas por eles a cargos do governo.

Apesar do número de assinaturas, lideranças no Congresso Nacional descartam o avanço do pedido de impeachment contra o presidente. Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, já arquivou dois outros documentos similares contra o petista.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link