Caminhão de mudanças chega ao Planalto e funcionários preparam prédio para Lula

Atualizado em 16 de dezembro de 2022 às 13:54
Caminhão de mudanças e funcionários limpando rampa do Palácio do Planalto para a posse de Lula
Foto: Reprodução/Metrópoles/Hugo Barreto

Nesta sexta-feira (16), após um caminhão de mudança ser visto entrando ontem no Palácio da Alvorada, a residência oficial do presidente Jair Bolsonaro (PL), a menos de duas semanas da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), um novo veículo foi visto na manhã de hoje em frente ao Palácio do Planalto, sede oficial do mandatário da República, em Brasília (DF).

Alguns funcionários foram registrados pintando a rampa principal que dá acesso ao prédio. O petista deve subir a rampa no dia da posse que acontecerá no dia 1º de janeiro de 2023, para assumir o posto como 39º mandatário da República.

Por sua vez, para a posse do petista, a expectativa é de que 300 mil pessoas compareçam à Esplanada dos Ministérios, no Eixo Monumental, avenida central no desenho da cidade de Brasília, para ver o novo presidente desfilar em carro aberto.

As movimentações nos dois prédios oficiais estão sendo feitas há exatamente 15 dias para que Bolsonaro deixe o comando da Presidência, no dia 31 de dezembro. O local irá passar por uma vistoria geral feita pela Polícia Federal (PF).

Outros prédios oficiais também serão desocupados. O Palácio do Jaburu, a residência oficial do vice-presidente e senador eleito Hamilton Mourão (Republicanos), e a Granja do Toro, ocupada pelo ministro da Economia de Bolsonaro, Paulo Guedes, tem o mesmo prazo para ficarem disponíveis.

O atual mandatário está no comando do Executivo federal desde 1º de janeiro de 2019, após vencer as eleições de 2018 contra o ex-prefeito Fernando Haddad (PT), que foi nomeado como o futuro ministro da Fazenda de Lula. Atualmente, o presidente mora na residência ao lado de sua mulher, a primeira-dama Michele Bolsonaro (PL) e com sua filha mais nova, de 12 anos, Laura Bolsonaro.

Na tarde desta quinta-feira (15), próximo a sua saída, o ex-capitão declarou para senadores que teme ser preso após deixar o governo por ordem do ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), informou um líder do governo no Senado.

Ainda assim, o atual presidente tentou a reeleição, porém, foi derrotado por Lula, que irá iniciar seu terceiro mandato à frente da Presidência. Por outro lado, com a sua derrota, Bolsonaro se tornou o primeiro presidente a tentar a manutenção ao cargo e fracassar.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link