Campanha #DesmonetizaJP obtém primeira vitória e TIM deixa de anunciar na Jovem Pan

Atualizado em 22 de dezembro de 2022 às 19:05
Compilado de trechos da Jovem Pan. Foto: Reprodução

Após uma campanha nas redes sociais pedindo que marcas se desvinculem do canal da Jovem Pan, a Tim informou que está solicitando a revisão dos seus anúncios veiculados na emissora.

O perfil Sleeping Giants Brasil publicou um compilado de trechos de noticiários da Jovem Pan sobre a invasão ao Capitólio dos Estados Unidos, ocorrida em 6 de janeiro de 2021, por apoiadores do então presidente Donald Trump, protestando contra a vitória de Joe Biden nas eleições de 2020. Em seguida, mostram os ataques antidemocráticos em Brasília, realizados no último dia 12 por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL).

“Ano passado, 5 pessoas morreram após terroristas invadirem o Capitólio para atacar a eleição. Recentemente, Brasília mostrou que seremos reféns de um novo Capitólio enquanto a Jovem Pan lucrar com discursos golpistas. Nos ajude a salvar a nossa democracia”, escreveu o grupo que se identifica como um “movimento de consumidores contra o financiamento do discurso de ódio e das fake news”.

Em resposta ao perfil “Sleeping Giants Brasil”, a operadora declarou que “a TIM não está ligada a movimentos políticos nem compactua com disseminação de notícias falsas e discurso de ódio.”

No mesmo fio, o movimento também buscou respostas de outras marcas, como Caoa Chery, Huawei do Brasil e Banco Safra. Em novembro, o YouTube decidiu, por conta própria, desmonetizar canais da Jovem Pan por desinformação eleitoral.

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