Candidatura de Dallagnol é contestada na Justiça

Alguns políticos enxergam a candidatura como uma ameaça, com a possibilidade de tirar votos de outros parlamentares

Atualizado em 4 de junho de 2022 às 7:50
Deltan Dallagnol ganha cargo após saída de Moro do Podemos. Foto do ex-procurador falando em um evento.
Candidatura de Dallagnol é contestada na Justiça. Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Ainda em agosto deste ano, adversários de Deltan Dallagnol devem dar o primeiro passo formal de contestar sua candidatura na Justiça. Ele deve tentar uma vaga na Câmara dos Deputados, pelo Podemos do Paraná.

A contestação baseia-se na ideia de que Dallagnol é inelegível por ter pedido exoneração do cargo de procurador, que apesar de aparentar ter apenas o objetivo de escapar de punições administrativas no Ministério Público, tem também um propósito político, em que tiraria da disputa um concorrente que absorveria grande parte dos votos de deputados do centro e de direita do Paraná.

Segundo deputados ouvidos pela Folha, a candidatura teria sido contestada, impugnada, mas estaria para ser analisada pela Justiça. Contudo, alguns políticos enxergam Deltan como uma ameaça, a qual tiraria votos de outros parlamentares, então a maioria dos partidos provavelmente também impugnará sua candidatura.

“Todos os partidos vão entrar porque ele atrapalha todo mundo, não tem relação com ninguém, não conversa com ninguém. Ele é um agente político que quer disputar eleição, vai tirar voto de alguém, vai tirar o espaço de alguém, especialmente na capital. Então, os da capital vão ao STF”, contou Barros a Folha, sem deixar de lado a adversidade política.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link