Caravana Lula Livre Brasil Livre irá percorrer o Maranhão

Atualizado em 21 de setembro de 2021 às 19:13
Foto: Reprodução/Lula livre Brasil Livre

Uma ação inspiradora e que coloca o bloco na rua. Um carro-palanque e um ônibus com a simbologia Lula Livre Brasil Livre em tamanho gigante carrega os e as militantes e dirigentes para um diálogo direto com as bases, num processo de agitação e também propaganda. O Maranhão lançou a Caravana Lula Livre Brasil Livre, que promete percorrer todas as macrorregiões do estado com uma mensagem de luta e animação.

O objetivo principal da Caravana Lula Livre Brasil Livre é fazer uma disputa de narrativa, sustentando a liberdade do ex-presidente Lula, mas sobretudo sua inocência. “Mesmo num estado como o nosso, em que o Lula sempre teve recordes nas eleições que disputou, não está assentada ainda sua condição de inocência. É preciso enfrentar esta narrativa, que o Partido dos Trabalhadores (PT) não é um partido corrupto, que o presidente não cometeu crime algum e que ele foi absolutamente vítima de um processo jurídico-político-midiático”, explica Luiz Henrique Lula da Silva, coordenador do Comitê Lula Livre Brasil Livre Maranhão, que articula a ação junto com o PT.

Em todos os pontos de parada, a partir da cidade-polo, são mobilizadas pelo menos mais oito cidades do seu entorno. A ideia é que haja uma mobilização entre os filiados do PT naquelas cidades. Mas também militantes de outras forças políticas para colocar o carro na rua.

Além das reuniões e articulações políticas, em cada cidade haverá um ato público por Fora Bolsonaro, denunciando a situação difícil da vida da população sob este desgoverno.

“A Caravana tem um momento no ambiente fechado para articulações com movimentos sociais. Mas tem um ambiente do Fora Bolsonaro de rua; porque nós entendemos que é preciso interiorizar a Campanha Fora Bolsonaro, que estava restrita a grandes cidades. Nós queremos fazer com que o Fora Bolsonaro ganhe o interior, interiorize a campanha pelo impeachment”, aponta Luiz Henrique.

Leia também

1; Google e Twitter chamam ordem de Moraes para apagar perfis bolsonaristas de ‘censura prévia’

2; Lewandowski cobra explicações a Alcolumbre sobre sabatina de Mendonça

3; Haddad dá solução para evitar novo discurso de Bolsonaro na ONU em 2022; Confira

Memorial da Verdade

Por onde passa a Caravana Lula Livre Brasil Livre ainda promove o lançamento do livro “Memorial da Verdade”. Ele aborda a inocência de Lula em todos 16 os casos em que foi julgado; os verdadeiros motivos por trás da articulação internacional em torno da Lava Jato para interromper um projeto de transformação social; e o papel da divulgação constante de mentiras por parte das corporações de mídia a exemplo da perseguição da Globo desde o golpe contra Dilma.

Os próximos destinos serão as cidades de Bacabal e São Mateus, mas a Caravana ainda vai passar durante dez fins de semana ininterruptos até novembro por Viana, Pedreiras, Timon, Coelho Neto, Caxias, Chapadinha, Bacabal, São Bernardo, Açailândia, Imperatriz, Balsas, Pinheiro, Santa Inês, Governador Nunes Freire, Barreirinhas, Rosário, Grajaú, Presidente Dutra, São João dos Patos e São Mateus.

“Queremos percorrer o estado com uma espécie outdoor ambulante, que é o ônibus, com um carro-palanque que nos permita mobilizar as cidades em torno de uma ideia: nós precisamos estabelecer o contraponto às intenções protofascistas de Bolsonaro, resolvemos, a partir do processo da vacinação em massa no MA, retomar de forma articulada e criativa a mobilização presencialmente nas bases”, conclui o coordenador.

(Texto originalmente publicado no site LULA LIVRE)