Carlos Bolsonaro: “Parem com esse negócio de prisão. Parecem aqueles caras que amam viver a síndrome de Estocolmo”

Atualizado em 19 de agosto de 2023 às 12:24
Carlos e Jair Bolsonaro
Foto: Reprodução

O vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), usou o Twitter para reclamar de seguidores que especulam que seu pai, Jair Bolsonaro (PL), será preso. O desabafo, feito neste sábado (19), foi acompanhado de um apelo para que os aliados deixem de alimentar tal expectativa. Em seu post, Carlos Bolsonaro escreveu: “Parem com esse negócio de prisão. Parecem aqueles caras que amam viver a síndrome de Estocolmo”.

Síndrome de Estocolmo é o nome normalmente dado a um estado psicológico particular em que uma pessoa, submetida a um tempo prolongado de intimidação, passa a ter simpatia e até mesmo amor ou amizade pelo seu agressor. De um ponto de vista psicanalítico, aqueles que tiveram na infância algum traço de caráter sádico ou masoquista, podem em certas circunstâncias de abuso desenvolver sentimentos de afeto e apego dirigidos a agressores, sequestradores, milicianos, etc.

O vereador também destacou que, em vez de se concentrar na possibilidade de prisão, é mais construtivo desmontar as narrativas contrárias e evitar ser guiado por cliques e ações de impacto superficial. Ele ressaltou a importância de não ceder à estratégia dos “canalhas”, que, segundo ele, estariam manipulando a psique das pessoas para que elas validem as ideias e intenções que esses adversários desejam.

“Se quer ajudar desconstrua a narrativa e não fique correndo atrás de cliques ou lacrações para se sentir importante validando a dor que o adversário sente prazer em fazer você sofrer”, escreveu. “Óbvio que qualquer um sabe que já vivemos numa Venezuela, entretanto não é desse jeito que se luta. Os canalhas estão carecas de saber disso e estão utilizando sua psique para você validar algo que querem!”.

Uma das autoras do requerimento que convocou o hacker Walter Delgatti para depor nesta quinta-feira (17) na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga os atos golpistas do 8 de janeiro, a CPMI do Golpe, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) diz que já há elementos para que seja decretada a prisão do ex-presidente Bolsonaro.

Durante o seu depoimento, o hacker contou que Bolsonaro lhe pediu para invadir as urnas eletrônicas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ofereceu indulto [perdão presidencial caso fosse preso] e colocou os técnicos do Ministério da Defesa à sua disposição.

Outra gravidade, revelada por Delgatti, é que o ex-presidente lhe solicitou que assumisse o grampo que já havia sido feito contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

“Para mim, já está pronta a prisão do Jair Bolsonaro. Já tem mais do que motivos para a prisão como o mandante desses crimes todos e o mandante dos atos antidemocráticos e golpistas que ocorreram no Brasil, particularmente a invasão dos Três Poderes, no 8 de janeiro”, disse a líder do PCdoB na Câmara ao questionar o depoente na comissão.

Nessa sexta-feira (18), Bolsonaro chorou ao cumprimentar e conversar com apoiadores em Goiânia. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o ex-chefe do Executivo aparece abraçando uma criança quando começa a chorar. Durante a cerimônia que lhe concedeu o título de “Cidadão Goiano”, na câmara da capital de Goiás, ele disse saber dos “riscos que corre no Brasil”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link