Carlos Neder, médico e fundador do PT, morre de covid-19 em SP

O fundador do PT, Carlos Neder
O fundador do PT, Carlos Neder. Foto: Divulgação

Morreu na noite desta sexta (24) o médico e fundador do PT Carlos Neder. Ele estava internado no hospital São Camilo, em São Paulo, desde 8 de agosto com covid-19. Em nota, o Coletivo Cidadania Ativa confirmou a informação e lamentou a morte.

“Neder vive em nós, porque somos um projeto político que teima em garantir uma vida com direitos, assim como ele teimou”, afirma o grupo.

O coletivo ainda informou que não será feito velório por conta da pandemia.

Leia também:

1 – Em carta, mulher do negacionista Antony Wong confirma que ele tinha covid-19

2 – Guedes ficou furioso com entrevista de Bolsonaro à Veja

Carlos Neder foi médico e um dos fundadores do PT

O médico é um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores. Mestre em Saúde Pública pela Unicamp, foi vereador quatro vezes na cidade de São Paulo e duas vezes deputado estadual. Em todos seus mandatos, dedicou-se às áreas de saúde, educação e economia solidária. Entre 1990 e 1992, exerceu o cargo de secretário municipal de Saúde de Luiza Erundina.

Leia a nota do Coletivo Cidadania Ativa na íntegra

Amigas/os, com profunda dor comunicamos que nosso grande companheiro Carlos Neder, amigo e referência política de gerações, nos deixou nesta data. Prestamos nossa solidariedade à sua família, que tanto queremos bem e que cuidou do Neder com todo amor e dedicação.

Vítima da covid-19, Neder estava internado desde o dia 8 de agosto. Trilhou um caminho de lutas e sonhos que tão bem ele construiu e representou desde a década de 1970 junto aos movimentos populares de saúde, em defesa do SUS. Parte em consequência de uma política genocida que promoveu a morte de mais de 590 mil pessoas amadas.

Generoso, chato, empático, respeitoso, comprometido, tímido, leal, atento, persistente, teimoso, inteligente.

Deixou seu legado na história do Estado de São Paulo, defendendo a educação, a ciência, a reforma agrária popular. Revolucionou a capital como Secretário de Saúde do governo Luiza Erundina, ampliando serviços ao mesmo tempo que fortalecia os instrumentos de democracia e participação popular na política. Foi um dos fundadores do PT e se dedicou a lutar pelas bandeiras históricas do partido.

Neder vive em nós, porque somos um projeto político que teima em garantir uma vida com direitos, assim como ele teimou.

– Informamos que não haverá velório, tendo em vista a necessidade de não promover aglomerações. Que nossos pensamentos de paz e gratidão alcancem todos os familiares e amigos.

Agradecemos a solidariedade de todos.

25 de setembro de 2021

Coletivo Cidadania Ativa