Ministra Cármen Lúcia abre processo de investigação contra Milton Ribeiro

Atualizado em 24 de março de 2022 às 20:35
Cármen Lúcia abre processo de investigação contra Milton Ribeiro. foto da ministra com cabelo grisalho, pele branca, batom vermelho e expressão séria.
Cármen Lúca atendeu a pedido do Procurador-Geral da República, Augusto Aras. Foto: Nelson Jr. / STF

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, abriu um processo de investigação contra o ministro da Educação do governo Bolsonaro, Milton Ribeiro. A determinação foi feita nesta quinta-feira (24) a pedido do Procurador-Geral da República, Augusto Aras.

A PGR passará a apurar as suspeitas de corrupção passiva, tráfico de influência, prevaricação e advocacia administrativa. Na abertura da investigação, a ministra disse que “a gravidade do quadro descrito é inconteste e não poderia deixar de ser objeto de investigação imediata, aprofundada e elucidativa sobre os fatos e suas consequências, incluídas as penais”.

“Nos autos se dá notícia de fatos gravíssimos e agressivos à cidadania e à integridade das instituições republicanas que parecem configurar práticas delituosas”, acrescentou. Ela deu um prazo de 30 dias, improrrogáveis, “salvo o caso de motivação específica e suficiente, para que a autoridade policial diligencie, pratique os atos e analise os dados obtidos”.

Leia mais:

1 – Ministra Cármen Lúcia vai ser relatora do inquérito sobre Milton Ribeiro

2 – Cármen Lúcia vota para proibir governo de monitorar jornalistas

3 – Cármen Lúcia discorda sobre aborto e sai da casa de Marta Suplicy: “Polêmica”

Pedido de Cármen Lúcia exige que pastores que atuam no MEC sejam alvos de inquérito junto com Milton Ribeiro

Aras solicitou no pedido de investigação que sejam ouvidos o ministro, os dois pastores e prefeitos que teriam sido beneficiados através das verbas do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

O pedido exige ainda que o MEC e a Controladoria-Geral da União (CGU) esclareçam o cronograma de liberação das verbas e quais critérios foram adotados. Cármen Lúcia estabeleceu um prazo de 15 dias para que os esclarecimentos sejam dados. No entanto, ela negou o pedido da polícia para que sejam feitas análises das circunstâncias da produção do áudio veiculado com as declarações de Milton Ribeiro.

O ministro cancelou sua agenda em São Paulo na terça (22), dia da divulgação dos áudios, e divulgou uma nota para tentar minimizar a situação. Apesar de ser pastor, a própria bancada evangélica no Congresso cobra explicações e alguns integrantes cogitam pedir a substituição de Ribeiro.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link