Política

Cármen Lúcia, Thompson Flores & cia: os juízes estão preocupados com o clima de insegurança que eles mesmos causaram. Por Kiko Nogueira

Cármen Lúcia e Thompson Flores

A presidente do STF, Cármen Lúcia, se reuniu na manhã de segunda-feira, dia 15, com o presidente do Tribinal Regional da 4ª Região, Carlos Eduardo Thompson Flores.

Thompson foi a Brasília discutir a segurança em torno do julgamento de Lula, marcado para o dia 24 em Porto Alegre.

Na saída, ele se recusou a falar à imprensa. Qualquer informação deveria ser divulgada por Cármen. Thompson ainda tinha uma reunião com a PGR Raquel Dodge.

O tribunal de Thomson Flores afirmou no sábado, um dia após um café com deputados petistas, que os juízes vêm recebendo ameaças pela internet, por telefone e por cartas.

Elas seriam direcionadas a João Pedro Gebran Neto, Leandro Paulsen e Victor Laus, o trio que julgará o recurso do caso do triplex.

O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil, Roberto Veloso, também engrossou o coro: há convocação “da população para haver uma pressão e até se chegar às vias de fato. Isso é o que não podemos conceber”.

“Se o Brasil é uma democracia e existe um devido processo legal, que é o devido processo penal com a possibilidade de recursos, por que se vai então partir para a violência?”

Onde estão os autores dessas intimidações? Nomes, conteúdo delas — cadê?

É curioso que as excelências estejam agora preocupadas com um clima que elas mesmos criaram ao longo dos últimos meses (não vou entrar no mérito do papel da turma desde o impeachment).

Os brasileiros podem se reunir, garante a Constituição. Os eleitores de Lula devem encarar como cordeiros tudo que está acontecendo?

Em agosto passado, Thompson Flores falou ao Estadão sobre a condenação de Lula a 9 anos e meio de prisão. “O juiz Moro fez exame minucioso e irretocável da prova dos autos”, cravou.

“É uma sentença que vai entrar para a história do Brasil. E não quero fazer nenhuma conotação de apologia. Estou fazendo um exame objetivo. Eu digo: em tese, se eu fosse integrante da Oitava Turma, e se estivesse, depois do exame dos autos, convencido de que a sentença foi justa, teria muita tranquilidade em confirmar.”

Sua chefe de gabinete é uma revoltada online que compartilha posts antiLula, um deles de um abaixo assinado pedindo a prisão do ex-presidente, chamado de “o maior criminoso da história da humanidade”.

Quando Daniela Tagliari Kreling Lau foi flagrada, Thomspon Flores passou-lhe a mão na cabeça. Em nota, afirmou que a servidora exerceu um direito de “cidadã e em caráter particular”.

Se fosse um protesto pró Moro estariam todos tranquilos? Ou haveria essa histeria?

A pressão poderia ter sido evitada se ao menos o decoro houvesse sido respeitado. Se os juízes tivessem falado nos autos. Se as cartas não estivessem vergonhosamente marcadas.

A instabilidade jurídica e a insegurança não são culpa de quem está de passagem marcada para o Rio Grande do Sul, mas daqueles que agora querem proteger as ruínas do estado de direito em nome de si mesmos.

Kiko Nogueira

Diretor do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Kiko Nogueira

Recent Posts

De origem judia, candidata à presidência dos EUA é presa em ato pró-Palestina

Jill Stein, candidata nas eleições presidenciais do EUA pelo Partido Verde, foi detida no último…

42 minutos ago

Casas Bahia renegocia dívida com bancos e CEO comemora: “Bastante satisfeitos”

O grupo Casas Bahia anunciou ao público neste domingo (28) a conclusão de um acordo…

50 minutos ago

Atos pró-Palestina em universidades dos EUA levam mais de 200 à prisão

  Mais de 200 manifestantes foram detidos no sábado (27), nas universidades Northeastern, Arizona, Indiana…

2 horas ago

Brasil espera taxação de super-rico enquanto Congresso vive farra do lobby. Por Sakamoto

Por Leonardo Sakamoto É boa notícia que a proposta do governo Lula de regulamentação da primeira etapa…

3 horas ago

Paulo Nogueira Batista Jr: “Governo Lula pode ter cara de terceira via em 2026”

Economista, escritor e autor do livro “O Brasil não cabe no quintal de ninguém” (Leya,…

3 horas ago

‘Se não reagirmos, em 15 anos não haverá mais democracia no mundo’, diz pesquisador

João Cezar de Castro Rocha tem um trabalho árduo que ele mesmo se impôs: frequentar…

4 horas ago