Destaques

VÍDEO: delegado da PF que indiciou Haddad quis condução coercitiva e defendeu o procedimento em Escola Militar. Por Zambarda

Haddad e o delegado Rosa

O ex-prefeito Fernando Haddad foi indiciado pelo crime de Caixa 2 pela Polícia Federal na Operação Cifra Oculta, um desdobramento da Lava Jato.

Junto de Haddad, também foram indiciados o ex-tesoureiro João Vaccari Neto, o coordenador da campanha Chico Macena, o ex-deputado Francisco Carlos de Souza e três pessoas ligadas a uma gráfica que prestou serviços em 2012.

O procedimento foi baseado na homologação da delação premiada de Ricardo Pessoa, da empreiteira UTC.

O homem por trás da operação é João Luiz Moraes de Rosa, integrante da Delegacia de Repressão à Corrupção e Crimes Financeiros (Delecor).

Num relatório de 32 páginas, o delegado afirma que o pagamento de serviços para as empresas LWC e Cândido & Oliveira Gráfica é “fachada” e que os valores são superiores ao declarado para a Justiça Eleitoral.

Em 1º de junho de 2017, Rosa solicitou a condução coercitiva de Haddad e da ex-vice-prefeita Nádia Campeão.

Na época, a PF movimentou 30 homens em nove mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, São Caetano e Praia Grande.

O juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Márcio Antônio Boscaro, negou o pedido de coercitiva. Rosa, no entanto, frisou que Haddad estava intimado a depor sobre o caso.

Segundo o jornal Valor Econômico, a dívida de R$ 25 milhões da campanha foi assumida pelo diretório nacional do partido, o que envolve Vaccari. Por este motivo, o magistrado Boscaro impediu a coercitiva de Fernando Haddad, que não teve envolvimento direto nas atividades do ex-tesoureiro.

Especialista em Direito Penal pela Escola Superior do Ministério Público de São Paulo, o delegado Rosa deu um curso de “Elementos do Direito Processual” na Escola Judiciária Militar estadual. O vídeo foi ao ar no YouTube em 17 de junho de 2016, um ano antes da operação.

A partir do minuto 11 da gravação, João Luiz Moraes de Rosa faz uma digressão sobre ferramentas necessárias para o avanço das investigações contra o que ele define como “organização criminosa”.

“Com um conjunto probatório suficiente, posso emitir mandados de busca e apreensão, prisão, dando início à deflagração da operação. Podemos fazer mandados de condução coercitiva também. Falávamos há pouco sobre os polêmicos mandados de condução coercitiva aqui”, diz.

A palestra ocorreu poucos meses depois da coercitiva de Lula, em março daquele ano. Um ano depois de sua conferência para PMs, ele pediu o mesmo tipo de procedimento para Haddad sem nenhuma comprovação clara de crimes.

Em contato com o DCM, a assessoria de Fernando Haddad chamou de “descuidado” o uso do indiciamento envolvendo seu nome. O dono da gráfica, Francisco Carlos de Souza, negou ter recebido recursos da UTC. Uma obra no túnel que liga à Avenida Roberto Marinho, em São Paulo, teria sido cancelada no dia 14 de fevereiro de 2013. A empreiteira envolvida na Lava Jato teria responsabilidade pela obra.

Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: pedrozambarda@gmail.com

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Pedro Zambarda de Araujo

Recent Posts

Entenda como o Centrão pode salvar mandato de Moro

A cassação do senador Sergio Moro (União-PR), considerada praticamente certa por quase todos os parlamentares,…

23 minutos ago

Os estudantes presos e os farsantes de uma democracia disfuncional. Por Moisés Mendes

Joe Biden é o mais republicano dos democratas. As circunstâncias o levaram a ficar diante…

7 horas ago

Consumidor paga mil vezes menos por joia de ouro com diamantes de marca de luxo

Rogelio Villarreal, um cirurgião residente no estado de Tamaulipas, no México, ficou surpreso ao deparar-se…

7 horas ago

De origem judia, candidata à presidência dos EUA é presa em ato pró-Palestina

Jill Stein, candidata nas eleições presidenciais do EUA pelo Partido Verde, foi detida no último…

8 horas ago

Casas Bahia renegocia dívida com bancos e CEO comemora: “Bastante satisfeitos”

O grupo Casas Bahia anunciou ao público neste domingo (28) a conclusão de um acordo…

8 horas ago

Atos pró-Palestina em universidades dos EUA levam mais de 200 à prisão

  Mais de 200 manifestantes foram detidos no sábado (27), nas universidades Northeastern, Arizona, Indiana…

9 horas ago