Sem categoria

“Carta aos Brasileiros” passa de 3 mil para 100 mil adesões em apenas um dia

Faculdade de Direito da USP
Foto: Reprodução

A nova “Carta aos Brasileiros”, manifesto em defesa do Estado democrático de Direito, passou de 3 mil para 100 mil adesões em apenas um único dia, nesta quarta-feira (27). Personalidades do teatro, da música e da literatura nacional estão entre os novos signatários.

Articulada por um grupo de empresários, juristas, artistas, intelectuais e esportistas, a carta se remete a primeira “Carta aos Brasileiros”, um texto de repúdio à ditadura, e que foi um marco da redemocratização.

O manifesto será lido em cerimônia no dia 11 de agosto, no largo de São Francisco, na Faculdade de Direito da USP. Mesmo dia e mesmo local em que, em 1977, o professor Goffredo da Silva Telles leu o primeira carta. O DCM recebeu a seguinte nota:

“Personalidades do teatro, da música e da literatura nacional estão entre os novos signatários

Segundo levantamento feito pela comissão organizadora da Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito, o número de subscritores saltou significativamente, passando de 3 mil para mais de 100 mil assinaturas em menos de 24 horas.

Na tarde de terça-feira, 26 de julho, o manifesto foi amplamente difundido pela imprensa, divulgando-se, inclusive, os sítios eletrônicos (https://www.direito.usp.br e https://estadodedireitosempre.com) para o acesso à íntegra da Carta e ao formulário para novas assinaturas. A organização informou que, no mesmo período, foram bloqueados 398 ataques hackers aos sites mencionados.

Além de personalidades ilustres como Chico Buarque, Roberto Setúbal, Ellen Gracie e Luiz Gonzaga Beluzzo, o movimento recebeu nas últimas horas um importante engajamento de nomes como o da escritora e presidente interina da ABL Nélida Piñon, da atriz e imortal Fernanda Montenegro, dos ex-ministros do STF Joaquim Barbosa, Francisco Resek e Nelson Jobim, dos cantores Gal Costa, Zélia Duncan, Maria Bethânia e Frejat, dos atores Antonio Calloni e Bruno Gagliasso, do cineasta Fernando Meirelles, dos escritores Luís Fernando Veríssimo, Martha Medeiros e Djamila Ribeiro, dos historiadores Eduardo Bueno e Lilia Schwarcz, entre outros.

O objetivo do documento é o de defender o regime democrático e os valores fundamentais instituídos pela Constituição de 1988, sobretudo o processo eleitoral.

O lançamento oficial da Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito, será no próximo dia 11 de agosto, data tradicional de comemoração do Dia do Advogado.

O documento será lido em um ato solene e aberto ao público, às 11h, no pátio da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da USP, no centro de São Paulo.

Para a data está confirmada a presença de autoridades das diversas áreas pública e privada do país.”

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Beatriz Castro

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Beatriz Castro

Recent Posts

Tragédia no RS: Observatório do Clima vê culpa de legisladores por desmonte ambiental

As intensas chuvas que atingem o Rio Grande do Sul já deixaram dezenas de mortos…

22 minutos ago

Eurodeputado alemão é internado após ser espancado

O eurodeputado pelo Partido Social-Democrata(SPD) e candidato à reeleição Matthias Ecke foi hospitalizado na noite…

36 minutos ago

Bolsonaro é internado após passar mal em viagem Manaus

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve um mal-estar na manhã deste sábado (4) em Manaus…

1 hora ago

MST organiza mutirão de solidariedade em apoio às vítimas no RS

O Rio Grande do Sul vive uma calamidade pública nunca antes vista na sua história.…

1 hora ago

Lula volta ao RS neste domingo e diz que governo não mede esforços para salvar vidas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará de volta ao Rio Grande do Sul…

1 hora ago

Tragédia no RS já tem 37 mortos e 67 desaparecidos; 1,2 milhão está sem água ou luz

As recentes chuvas torrenciais que assolaram o Rio Grande do Sul esta semana resultaram em…

2 horas ago