Destaques

Caso das joias: Aliados apontam erros de Bolsonaro e detonam ataques a Moraes

Joias sauditas e Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução

Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) avaliam, reservadamente, que cometeram ao menos quatro erros na gestão da estratégia do ex-mandatário ao lidar com o escândalo das joias sauditas recebidas e vendidas ilegalmente pelo seu governo. A informação foi divulgada pela colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo.

Para o entorno do ex-capitão, o maior erro foi ter “subestimado” o relator das investigações no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Alexandre de Moraes. A avaliação é que os bolsonaristas “exageraram na dose” ao apontar o dedo para o magistrado mesmo depois do início das investigações.

“Como é que você vai ter simpatia do resto do tribunal batendo tão forte no Alexandre de Moraes?”, questionou um integrante do PL. Ao insistir nos ataques, acusando Moraes de “tirano”, “autoritário” e “parcial” já com Bolsonaro fora do poder, seus aliados alimentaram o ódio contra o ministro.

A melhor estratégia, de acordo com essa avaliação, seria ter tirado mais cedo a discussão do campo da política e trazido para a arena jurídica, desmontando as teses levantadas pelo ministro e tentando derrubá-las de alguma forma.

Jair Bolsonaro e Joias sauditas. Foto: Reprodução

Aliados do ex-presidente também afirmam que a própria equipe de defesa cometeu seus erros. Para eles, uma das coisas que mais atrapalhou foi a “bateção de cabeça” inicial do time jurídico, com idas e vindas na tentativa de elaborar uma tese satisfatória para lidar com o escândalo.

O terceiro problema, segundo pessoas próximas a Bolsonaro, foi a “exposição excessiva da defesa” na mídia, onde se diz que o advogado Paulo Amador Bueno deveria privilegiar a manifestação técnica nos autos e não na TV. “A advocacia acaba sendo um personagem maior que o próprio caso”, critica um interlocutor do ex-capitão.

Por fim, o quarto e último erro é a leitura de que eles perderam totalmente o controle da narrativa no caso e que já foram julgados e condenados pelo “tribunal da imprensa e da opinião pública”. Para um aliado de Bolsonaro, a comunicação do ex-chefe do Executivo sempre foi péssima e, diante disso, o preço está sendo cobrado agora.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Yurick Luz

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Yurick Luz

Recent Posts

Ao Vivo: Acompanhe o julgamento que pode cassar o mandato de Moro no TSE

https://www.youtube.com/watch?v=P2s1p6eWGW0   Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está analisando os pedidos feitos pelo PL e pela…

1 minuto ago

Polícia investiga quem decidiu deixar animais que morreram em loja da Cobasi no RS

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul instaurou um inquérito para investigar a unidade…

2 minutos ago

Testemunhas de Jeová pedem fiéis que ajudem ao RS fazendo Pix à própria igreja

A liderança dos Testemunhas de Jeová no Brasil solicitou às suas congregações que instruam os…

43 minutos ago

Rapper é preso por estupro de vulnerável em Goiás

O rapper Wilker de Souza Dias foi preso nesta segunda (20) pela polícia de Goiás…

46 minutos ago

VÍDEO: PMSP agride Suplicy e estudantes em protesto contra escolas cívico-militares

O projeto da criação de escolas cívico-militares entrou em votação na Assembleia Legislativa do Estado…

2 horas ago

VÍDEO – Moraes e Cármen Lúcia destroçam Zambelli no STF: “Burrice ou desinteligência?”

Durante o julgamento que tornou réus a deputada federal bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP) e o…

2 horas ago