Caso Marielle: Esposa de Lessa desmente ex-PM acusado de atirar na vereadora

Atualizado em 25 de julho de 2023 às 23:10
Ronnie Lessa é alvo de operação da PF por tráfico de armas
Ronnie Lessa. Foto: Reprodução.

A esposa de Ronnie Lessa, Elaine Lessa, prestou um novo depoimento sobre o caso do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes. Na atualização, ela desmente a versão do marido que, para alegar inocência, contou aos investigadores que não teria saído de casa na noite do crime.

Essa versão apresentada por Elaine corrobora o depoimento de Élcio Queiroz, o que, para a Justiça, foi peça chave para aceitar o acordo de delação premiada oferecida pelo ex-policial militar. Além de desmentir Ronnie Lessa, Élcio contou que seria o motorista da ação e que seu colega seria o responsável por efetuar os disparos contra as vítimas.

Após a delação de Élcio, a polícia prendeu Maxwell Simões, ex-bombeiro e amigo de Ronnie Lessa, acusado de participar do plano para assassinar Marielle Franco e de ajudar a descartar o carro usado no crime. Maxwell foi transferido para um presídio de segurança máxima em Brasília, onde ficará em cela individual por determinação da Justiça.

O depoimento de Élcio também trouxe à tona detalhes sobre a amizade entre ele e Ronnie Lessa, além de revelar como Lessa utilizava mentiras para evitar que Élcio confessasse o crime. Uma das mentiras era que ele não havia pesquisado informações sobre Marielle na internet, alegando que ela não estava sendo monitorada, porém, as investigações comprovaram que Ronnie pagou por acesso a um site privado de dados pessoais e pesquisou informações sobre Marielle e sua filha.

“Eu conheço o Ronnie há mais de 30 anos. Ele é padrinho de consideração do meu filho Patrick. Então, nossa relação é nesse sentido, de família. Eu sou amigo da família dele, ele é amigo da minha família”, disse Élcio na delação.

Élcio Queiroz, que confessou ter dirigido o carro usado no assassinato de Marielle Franco
Imagem: Reprodução

O Ministério Público e a Polícia Federal encontraram provas que vinculavam Ronnie Lessa ao site, incluindo um cartão de crédito apreendido em sua casa e um login associado ao seu nome, e-mail e CPF. Cinco dos seis cartões de crédito usados para pagar as pesquisas estavam em nome de Lessa, o que reforçou as evidências contra ele.

Outra mentira de Lessa e Élcio era sobre como passaram o dia do crime, ambos alegavam que estavam em casa, mas o novo depoimento de Elaine Lessa contradisse essa versão, afirmando que naquele dia Ronnie chegou em casa próximo do amanhecer, pois ela o viu chegando quando acordou para levar o filho na escola.

A partir das novas provas e do confronto com as informações apresentadas, Élcio acabou confessando que dirigiu o carro utilizado no crime, enquanto Lessa efetuou os disparos que tiraram a vida de Marielle Franco e Anderson Gomes.

O Ministério Público do Rio esclareceu que as cláusulas da delação de Élcio estão sob sigilo, mas salientou que a pena do delator ainda será estabelecida em um futuro julgamento e que não há acordo para que ele não enfrente um júri popular.

As investigações continuam em andamento e novos detalhes podem surgir à medida que mais peças desse complexo quebra-cabeça forem reveladas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link