Caso Moïse: Basta! Por Kakay

Atualizado em 4 de fevereiro de 2022 às 7:53
A imagem do congolês
Moïse Kabamgabe, morto após cobrar diárias atrasadas em um quiosque na Barra da Tijuca — Foto: Reprodução/ TV Globo

O advogado criminalista Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay do Grupo Prerrogativas, escreveu sobre Moïse Kabamgabe. É o jovem congolês que foi assassinado no Rio de Janeiro.

LEIA MAIS:

1 – Com açúcar, com afeto. Por Kakay 
2 – Kakay encontra Tacla Duran, terror de Moro, na Espanha
3 – “Papelão da AGU”, diz Kakay sobre desmoralização de Bolsonaro ao faltar em depoimento

Basta! No caso Moïse

Assassinato evidencia consequências de políticas de apologia a violência do atual governo

Bates-me e ameaças-me
Agora que levantei minha cabeça esclarecida e gritei: Basta!

(…)

Armas-me grades e queres crucificar-me
agora que rasguei a venda cor de rosa e gritei: Basta!

(…)

Esvazia-me os olhos e condena-me à escuridão eterna… – que eu, mais do que nunca, dos limos da alma, me erguerei lúcida, bramindo contra tudo:

Basta! Basta! Basta!”

(Noémia de Sousa)

Quando um povo perde a capacidade de indignar-se com a barbárie e com os linchamentos, é um indicativo de corrosão da integridade da nação. Esqueça o país e pense na definição de um povo. O que vivemos hoje é o sinal claro da deterioração do “caráter coletivo”. O Brasil deixou de existir exaurido pelo fascismo que se impregnou na sociedade. Triste. Dramático.

O assassinato do congolês Moïse Kabamgabe, um menino negro de 24 anos, no lugar onde ele trabalhava, demonstra que sequer a barbárie tem hoje no Brasil um padrão. Moïse era um trabalhador que foi ao quiosque cobrar o que lhe era devido. Simples e básico. Foi brutalmente espancado até a morte de forma cruel e vil. Os espancadores, os assassinos, parecem ser pessoas que trabalham no local e que não terão como explicar a fúria acumulada para um ato tão covarde.

Cabe a cada um de nós tentar entender esse clima de ódio disseminado na sociedade. O fascismo, para mim, é a base de tanto desprezo pela vida. Seus métodos de eliminação da solidariedade e da empatia. Não se matou de maneira estúpida e animalesca o Moïse “apenas” porque ele era um negro que parecia assustar a elite ignorante e perversa, não! Ele era um trabalhador entre trabalhadores. É ainda mais constrangedor. É o desapreço absoluto pela vida, a completa falta do respeito, é a barbárie. Não esqueçamos George Floyd: “Não consigo respirar.

O que este governo fascista prega e apregoa? O desrespeito pleno pela solidariedade, a falta de empatia e a apologia ao poder das armas e da violência. Violência representada por manifestações explícitas ou subliminares. Hoje, o significado de poder é ser idiota, agressivo, inculto, ter relação com as “Damares” e as “Bias Kicis”, ser contra a vacina, cultuar a morte e ser seguidor e admirador do torturador Ustra. O intelectual dessa turma era o Olavo de Carvalho. Para esses bandidos e hipócritas, o linchamento de um trabalhador negro que ousa cobrar o que lhe era devido é mesmo uma consequência lógica. Volto a Noémia de Sousa:

Por que é que as acácias de repente floriram flores de sangue?
Por que é que as noites já não são calmas e doces,
Por que agora são carregadas de eletricidade e longas, longas?
Ah, por que é que os negros já não gemem, noite afora.
Por que é que os negros gritam, gritam a luz do dia?

Moïse, ao que tudo indica, não foi morto de forma absurda por uma elite que ousaria dizer, cruelmente, que estava acuada. Não! É um outro fenômeno. Ele foi massacrado por uma turba ensandecida que poderia ser colegas dele. Ou seja, a sociedade se embruteceu sem nenhum limite.

A falta absoluta de qualquer compromisso ético, que é a base desse governo neofascista do Bolsonaro, finca suas garras na formação do caráter de um povo. O país, mesmo se esse calhorda for banido do poder pelo voto neste ano, terá que encarar e se livrar de um fascismo enraizado. É bom recorrer às palavras nuas da grande Elza Soares: “A carne mais barata do mercado é a carne negra”.

Ao corromperem as estruturas democráticas da cultura, da educação, da saúde e da sociedade, enfim, foram escancarados os interesses do grupo fascista que domina o país. Lembrando sempre que Bolsonaro é filho direto do Moro. É necessário ir além do que está sob nossos olhos.

O que matou Moïse foi o fascismo enraigado. Foi nós não acharmos estranho os negros não terem espaço igualitário, foi a invisibilidade, foi nossa omissão e foi o fato de termos mais armas nas mãos dos civis do que nas mãos das autoridades da área de segurança. Fomos nós, enfim!

Sempre atual lembrar Moraes Moreira no cordel Quarentena:

Até aceito a polícia
Mas quando muda de letra
E se transforma em milícia
Odeio essa mutreta
Pra combater o que alarma
Só tenho mesmo uma arma
Que é a minha caneta

(…)

Queremos sim ter respostas
Sobre as nossas Marielles”.

Artigo publicado originalmente no Poder 360.