Exclusivo: Cassação de Mamãe Falei deve ter votação quase unânime, diz deputado

Deputado falou ao DCM com quantos votos Mamãe Falei deve ser cassado; parlamentar tem quase a unanimidade de rejeição na Alesp

Atualizado em 13 de abril de 2022 às 19:23
Arthur Moledo do Val, o Mamãe Falei
Arthur Moledo do Val, o Mamãe Falei. Foto: Alesp

Os deputados estaduais do Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovaram, por unanimidade, o parecer do relator Delegado Olim (PP), que indica a cassação de Arthur Moledo do Val (União Brasil), Mamãe Falei nesta terça (12). A decisão ainda passará pelo plenário, com data a ser marcada, e ele deve ser cassado por quase todos na Casa.

O deputado youtuber, conhecido pelo apelido Mamãe Falei, teve 10 votos a zero no conselho. O que disseram parlamentares e assessores na Alesp com exclusividade ao DCM é que a situação deve se repetir no plenário da Alesp.

Emídio de Souza, deputado estadual pelo PT, ex-prefeito de Osasco e ex-advogado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou ao Diário do Centro do Mundo que existe a possibilidade de Arthur do Val ter até 85 votos por sua cassação entre os 94 parlamentares. Isso é equivalente a mais de 90% da Casa.

Emídio de Souza
Emídio de Souza. Foto: Divulgação/Alesp

“A votação do processo contra o Arthur do Val deve ser feita no final do mês, como anunciou o presidente da Assembleia. Existe um clima na Casa por uma ampla maioria votar pela cassação do Mamãe Falei”, afirma Souza. A única exceção que o deputado faz é que o parlamentar youtuber é protegido pelo União Brasil, partido da base do governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB).

A rejeição de Garcia e de Doria, no entanto, não deve criar obstáculos para que Arthur do Val tenha o mandato cassado. “Avalio que, mesmo ele sendo de um partido da base do Rodrigo Garcia, poucos deputados devem dar a cara para defendê-lo. Ele é aliado de pouquíssimos deputados e se alguém ousar defendê-lo é um desses 4 ou 5”.

E o deputado do PT completa: “Sendo assim, calculo que o número de deputados que deve votar pela cassação passa dos 90% da casa. Não dá para cravar exatamente, pois imagino que alguns vão se abster”.

No dia da aprovação da cassação pelo Conselho de Ética da Alesp, deputados de extrema direita como Douglas Garcia (Republicanos) e Gil Diniz “Carteiro Reaça” (PL) fizeram discursos inflamados contra Arthur do Val.

Apoiador de Jair Bolsonaro nas eleições de 2018, Arthur do Val implodiu pontes com o bolsonarismo e atacou professores e organizações de esquerda na atividade parlamentar. Isso tornou a sua base de apoio muito frágil na Assembleia.

LEIA MAIS:

1 – Exclusivo: Ex-MBL acusa membros do movimento de agressão e furto de celular. Por Zambarda

2 – EXCLUSIVO: Blogueiro que rompeu com MBL e com o bolsonarismo conta em livro como funcionam as fake news

3 – EXCLUSIVO – Holiday sai do MBL no meio do expurgo de mais de 100 membros. Por Pedro Zambarda

O clima na Alesp com Mamãe Falei

Mamãe Falei e líder do MBL podem ter cometido crime de evasão de divisas
EDU GARCIA/R7/Reprodução – 19.9.2019

Assessores das deputadas Isa Penna (PCdoB) e Erica Malunguinho (PSOL), que estão em contato com elas, também acreditam que Arthur do Val já tem os votos necessários para a cassação. Dos 94 deputados da Alesp, as parlamentares acreditam que pelo menos 50 para tirar o mandato já são dados como certos. O deputado do MBL foi xingado de ‘canalha’ por quase a unanimidade da Casa.

Maíra Recchia, uma das advogadas de Isa nesse processo de cassação, deu uma entrevista ao DCM em 9 de março de 2022, logo após a abertura do processo. E disse o seguinte: “A situação do deputado Arthur do Val é caótica. E é importante saber que ele não rompeu somente o decoro parlamentar [delito no processo da Alesp], mas também tratados internacionais e que ele estava fazendo palanque político na Guerra da Ucrânia”.

A advogada afirmou que ele tentou se aproveitar do precedente aberto no caso do deputado Fernando Cury (União Brasil), que apalpou Isa Penna (PCdoB) no plenário e sofreu apenas uma suspensão de seis meses. Maíra acredita que essa estratégia não dará certo.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link