Celular Seguro: Como reativar linha e senhas bancárias de um celular recuperado

Atualizado em 1 de janeiro de 2024 às 21:57
“Celular Seguro”, novo aplicativo do Ministério da Justiça e da Segurança Pública. Foto: Reprodução

O aplicativo Celular Seguro, desenvolvido pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública, já ultrapassou a marca de 1 milhão de downloads. O software permite aos usuários o bloqueio de celulares roubados ou furtados, tornando-os inutilizáveis.

O bloqueio do aparelho apenas ocorre caso ele tenha sido previamente registrado no aplicativo. Para o cadastro de um novo dispositivo, é necessário informar a sua marca, modelo, número de série e Imei. Também é possível registrar um outro usuário de confiança no software e ele será capaz de realizar o bloqueio remotamente.

Caso um celular tenha sido bloqueado através do aplicativo e seja recuperado posteriormente, o usuário precisa entrar em contato com a operadora de telefonia e com os demais parceiros do Projeto Celular Seguro, informou um comunicado do Ministério da Justiça.

Para as linhas telefônicas, o desbloqueio é realizado mediante apresentação de documento de identificação com foto em uma das filiais da operadora.

Aplicativo do governo promete tornar celulares furtados inutilizáveis. Foto: Reprodução

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), cada banco tem o seu próprio método de desbloqueio dos aparelhos.

Banco do Brasil: O desbloqueio da conta pode ser efetuado em uma agência do BB ou nas salas de autoatendimento do banco. No caso de clientes do BB Code, o procedimento pode ser realizado por meio do internet banking.

Bradesco: Para restabelecer o acesso, o cliente deve cadastrar o dispositivo de segurança e a senha de quatro dígitos. Esse processo pode ser realizado nos terminais de autoatendimento do banco ou na rede 24 horas, utilizando a biometria da palma da mão. Para quem já possui cadastro da biometria dos dedos, não é necessário comparecer a uma agência física do Bradesco.

Itaú: A opção de desbloqueio está disponível no aplicativo do banco. O cliente tem a possibilidade de reativar a senha e o itoken, utilizando autenticação por meio de biometria facial.

Santander: O cliente que recuperar a posse do dispositivo deve entrar em contato com o banco por meio de seus canais de atendimento e formalizar a solicitação.

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