“Cena repugnante”: Militar acusada por ministro de Lula de repassar objeto a Bolsonaro é exonerada

Atualizado em 19 de fevereiro de 2024 às 11:41
A militar Ana Paola Brasil. Foto: reprodução

A militar Ana Paola Brasil, oficial-general da Força Aérea Brasileira (FAB), foi exonerada do cargo de diretora técnica de Ensino e Pesquisa do Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, após ser acusada pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira (PT), de protagonizar uma cena “repugnante”, segundo informações do colunista Paulo Cappelli, do Metrópoles.

A crítica ocorreu em agosto do ano passado, quando Teixeira divulgou um vídeo em que a militar, brigadeiro médica, entregava um objeto ao então presidente Jair Bolsonaro (PL) durante um aperto de mão, remetendo a uma cerimônia de dezembro de 2022.

“Imagem repugnante! Vejam esse vídeo que mostra o momento em que uma pessoa passa um objeto dourado escondido para as mãos do ex-presidente, que guarda no bolso. Alguém suspeita o que poderia ser esse objeto?”, questionou o ministro, insinuando que o item seria algo de alto valor financeiro.

O objeto repassado era uma medalha institucional do Departamento de Saúde e Assistência Social (Desas), do Ministério da Defesa, setor comandado por Ana Paola Brasil na época. Ela defendeu que o gesto faz parte da tradição militar.

A exoneração, ocorrida na última quarta-feira (14), foi realizada ex officio, indicando que não teve caráter punitivo, sendo uma extinção da relação funcional por ato voluntário do servidor ou por conveniência administrativa. No mesmo dia, Ana Paola Brasil foi oficialmente transferida para a reserva remunerada, a pedido dela.

Médica anestesiologista, com pós-graduação em auditoria médica e MBA em gestão em saúde, a brigadeiro foi a primeira oficial-general mulher a assumir o cargo de diretora do Desas no Ministério da Defesa. Anteriormente, ela já tinha dirigido o Instituto de Medicina Aeroespacial Brigadeiro Médico Roberto Teixeira (Imae).

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link