Centrão começa a abandonar Bolsonaro e manda recado: “Queremos Lula”

Atualizado em 30 de janeiro de 2022 às 14:12
Bolsonaro com a mao coçando o rosto.
Bolsonaro está perdendo o apoio do Centrão – Foto: Reprodução

O Centrão já começou o movimento para abandonar Bolsonaro. Com o presidente muito atrás nas pesquisas, prefeitos e governadores já não veem chance dele vencer as eleições. Por se tratar de um grupo que sempre apoia o vencedor, a sinalização é em apoiar Lula. Diversos membros de partidos fisiológicos estão tentando uma aproximação com o petista.

O DCM ouviu membros de partidos importantes do Centrão para entender a debandada. Não existe movimento atual para que o grupo entregue cargos ou deixe o governo. A intenção é dar sustentabilidade até o fim da administração Bolsonaro. Mesmo assim, parte significante das siglas garantem que, nas eleições, não estarão com ele.

“Alguns governadores do Centrão já avisaram que vão estar com Lula”, disse uma fonte à reportagem. Para ela, a debandada é parcial, mas significativa. “Existe um número importante de prefeitos que vai apoiar o PT porque Lula é mais forte”. Diante deste cenário, lideranças nacionais dessas legendas tentam apagar o incêndio, mas o movimento é sem volta.

Leia também

1 – Kalil garante que não aceita negociar com Bolsonaro

2 – Negacionista da vacina, ex-prefeito morre de Covid-19

3 – EXCLUSIVO – Autor de ‘Arapuca Estadunidense’ fala ao DCM

Centrão rachado

Fontes ouvidas pelo DCM explicam que o Centrão está rachado. “É um racha diferente porque historicamente o grupo nunca apoia apenas um nome”, explica um filiado. Para ele, não é possível saber qual o percentual de prefeitos e governadores não irá apoiar o presidente. “Mais da metade, eu chutaria”.

Com Bolsonaro cada vez mais em queda nas pesquisas e com a chance real de Lula vencer ainda no primeiro turno, a situação é delicada. O presidente só conta com o apoio dos radicais e do Centrão que, saindo do barco, ele pode cair ainda mais nos levantamentos.