Centrão aconselha Bolsonaro sobre crise na Ucrânia

Atualizado em 21 de fevereiro de 2022 às 20:48
Jair Bolsonaro cumprimentando Vladimir Putin: Bolsonaro recebe conselho do Centrão
Jair Bolsonaro cumprimentando Vladimir Putin

Líderes do Centrão conversaram com o presidente da República Jair Bolsonaro e deram conselhos para ele sobre a crise na Ucrânia. Apoiadores do chefe do executivo federal o querem dando respostas genéricas quando falar no cercadinho e com a imprensa. O objetivo é não irritar a Casa Branca e nem Vladimir Putin.

Conforme apurou o DCM, caciques que fazem parte da base do Palácio do Planalto se preocuparam com a viagem do governante à Rússia. Porém, entenderam que o encontro estava marcado há um bom tempo e não dava para cancelar. Porém, na avaliação deste grupo, algumas falas do capitão da reserva poderiam ter sido evitadas.

O maior exemplo foi a declaração “somos solidários à Rússia”. A compreensão é que o Brasil defende o posicionamento de Putin. Só que Bolsonaro garantiu que sua intenção era reforçar uma mensagem de “paz”. Só que os estadunidenses não gostaram e assessores de Biden reclamaram com a embaixada dos EUA no Brasil que, consequentemente, repassou a mensagem aos parlamentares brasileiros.

Leia mais:

1- Kremlin considera “prematura” reunião entre Putin e Biden

2- Putin cita provocações de Kiev ao falar de tensão entre Rússia e Ucrânia

3- Ataque que destruiu posto de fronteira partiu da Ucrânia, afirma Rússia

Centrão quer Bolsonaro genérico

O pedido dos deputados e líderes do Centrão é que o presidente dê respostas genéricas sobre o tema. “Não queremos guerra”, “que todos encontrem um caminho de paz” e “o Brasil vai defender que todas as soluções se resolvam sem conflitos” são frases que deverão entrar no vocabulário do governante brasileiro.

Ele se comprometeu a não levantar nenhuma polêmica. Só que alguns caciques políticos tratam o assunto com desconfiança. Isto porque Bolsonaro demonstra ser uma pessoa incontrolável em diversas situações.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link