Chamada de “bandida”, Zambelli perde processo contra delegado da PF

Atualizado em 11 de março de 2024 às 17:07
A deputada Carla Zambelli (PL-SP). Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A deputada Carla Zambelli (PL-SP) perdeu uma ação movida por ela contra o delegado da Polícia Federal Alexandre Saraiva. A bolsonarista sofreu derrotas em primeira e segunda instâncias após processá-lo por ser chamada de “bandida” e associada a uma “bancada do crime”.

Ex-superintendente da PF no Amazonas, ele concedeu uma entrevista à GloboNews em junho de 2022 e afirmou que existe “uma holding criminosa que controla a Amazônia”. Ele ainda disse que Zambelli e outros parlamentares seriam “financiados por madeireiros”.

“Olha o Centrão, veja de onde saíram grande parte dos parlamentares do Centrão. São financiados por esses grupos. Zequinha Marinho, Telmário Mota, Mecia de Jesus, Jorginho Melo de Santa Catarina mandou ofício, a Carla Zambelli foi lá defender madeireiro. Temos uma bancada do crime, de marginais, de bandidos”, firmou na ocasião.

Alexandre Saraiva, ex-superintendente da PF no Amazonas. Foto: Reprodução/TV Globo

A Justiça rejeitou a ação de Zambelli contra Saraiva em primeira instância e, no último dia 4, a Terceira Turma Recursal negou seu recurso. Relator do caso, o juiz Marco Antonio do Amaral afirmou que ela é parlamentar e, portanto, a repercussão das falas é proporcional ao cargo que ocupa.

“Tudo aquilo que os deputados fazem quando estão atuando em suas funções repercute em escala equivalente à importância ou gravidade do feito”, justificou o magistrado. Ele ainda afirmou que as declarações não causaram “consequências relevantes à honra da parlamentar”.

Em sua decisão, o magistrado também rejeitou o argumento da defesa de Zambelli, que acusava o 2º Juizado Especial Cível de Brasília de suposta parcialidade.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link